Por uma formação livre e um pensamento nômade

Por Tuane Eggers

Postado em

Aproximar saberes de campos como arte, literatura, filosofia e outros que permeiam as mais diversas áreas do conhecimento, além de zonas de interesse pessoais. Esse é um dos objetivos do projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, desenvolvido pelo curso de Pedagogia da Univates. O projeto não possui fronteiras: envolve diversos cursos e está aberto para áreas que queiram se aproximar da iniciativa.

Nesse sentido, propõe-se agenda de atividades de extensão que inclui grupos de estudos, oficinas, cursos, palestras, saraus e exposições. As ações realizadas pelo projeto já envolveram cursos como Letras, História, Comunicação Social, Direito, Design e Educação Física. De acordo com a coordenadora, professora doutora Angélica Vier Munhoz, estudantes e professores de outros cursos, além da comunidade em geral, estão convidados a participar e, inclusive, propor novas atividades.

Segundo Angélica, o projeto tem interesse voltado para a área de formação pedagógica, não apenas de escolas ou da universidade, mas também em espaços informais que pratiquem a educação. “Queremos buscar aproximação maior com professores da escola básica, por exemplo. Como é um projeto itinerante, possibilita participações esporádicas, sem cumprir o currículo formal da universidade. Essa é uma vantagem para quem deseja participar de alguma atividade, mas não possui tempo exclusivo para isso”, comenta.

A professora explica que o projeto está se ramificando cada vez mais, aproximando mais pessoas e expandindo as temáticas abordadas. “Por meio de temas que não entram no currículo formal da universidade, vamos expandindo os assuntos e fazendo novas aproximações, produzindo subjetividades. É um projeto movido por paixões, seja por algum assunto ou autor específico”, completa.

Formação pedagógica em debate
Entre os dias 9 e 10 de abril, o projeto realizou o I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares, em parceria com o grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates). A programação envolveu palestras, lançamento de livro, show, sarau, exposições de arte, apresentação de grupos de trabalho e painel e contou com a participação de pesquisadores, como o doutor e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) Julio Groppa Aquino. O seminário contou, ainda, com a parceria dos grupos de pesquisa “Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação”, da Ufrgs, e “T3xto”, da Unipampa.

Este texto integra o Jornal da Univates, disponível aqui.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação