Com ótimo desempenho, Engenharia de Software conquista nota 4

Por Nicole Morás

Postado em

O curso de Engenharia de Software da Univates foi avaliado com nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Esse conceito atesta o curso com um diferencial de qualidade, de acordo com os critérios estipulados na legislação vigente. O processo avaliativo foi realizado nos dias 27 e 28 de julho para fins de reconhecimento do curso.

De acordo com o coordenador do curso, professor Evandro Franzen, a avaliação é fundamental, pois atesta a qualidade e garante aos alunos que eles terão formação de qualidade e reconhecimento. “É importante destacar que o curso foi um dos primeiros do país e do Estado. Hoje existem poucos cursos de Engenharia de Software e o nosso foi um dos primeiros a receber o reconhecimento. Certamente é um dos cursos que recebeu a melhor avaliação do país”, ressalta o coordenador. Franzen considera que uma união de fatores resultou no ótimo desempenho no processo avaliativo, que inclui a qualidade do corpo docente do curso, a infraestrutura e, também, a participação dos alunos e da coordenação.

Acadêmico do curso e presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia de Software, Lucas Lang afirma ser uma satisfação ter a oportunidade de cursar um dos poucos cursos do país nesta área. “Mostra que estamos em uma Instituição inovadora, que se adiantou e montou um curso que traz formação profissional que vem se mostrando de suma importância, visto que a expansão do uso de softwares é enorme a cada dia. Saber que, além de ter o diferencial de uma formação inovadora e pouco comum no nosso país, temos um curso muito bem avaliado pelo MEC traz a segurança de que todo o conhecimento que nos é passado é de qualidade”, garante ele.

Uma das poucas mulheres a cursar Engenharia de Software, Daiane Hensel optou por essa graduação por seus pais trabalharem com informática e ela ter contato com isso desde criança e, também, por ela ter feito curso técnico de informática e ter gostado muito de programar. “Ser uma das poucas meninas do curso traz uma sensação engraçada e agradável, pois é uma área que é dominada por homens e é bom conquistar respeito em meio a eles”, afirma. Para ela, competir de igual para igual é como se estivesse competindo por uma vaga em um time de futebol. “O melhor profissional, dentro da Tecnologia da Informação, não é o mais forte ou resistente, e, sim, o que se destaca por suas experiências ou inovações”, avalia ela.

Para Daiane, o reconhecimento com uma nota tão boa a faz sentir-se muito empolgada e segura de que continuará tendo aprendizado de qualidade. “Agora, com o curso reconhecido e muito bem avaliado pelo MEC, estou ainda mais confiante e feliz com a escolha que fiz de seguir a carreira de que gosto e pela qual me interesso, e sei que serei uma boa profissional ao concluir a graduação”, afirma. A estudante destaca ainda que o curso desperta interesse, principalmente, por não ser tão teórico, mas, sim, focado na parte prática de desenvolvimento de sistemas. “Além disso, o curso é um dos primeiros do país, e a demanda por profissionais dessa área está constantemente em crescimento. O futuro de quem quer se tornar um engenheiro de software é bem promissor e empregos não vão faltar”, projeta Daiane.

Conforme a responsável pelo setor de Avaliação Institucional da Univates, Iranice Theves Heisser, foram avaliadas três dimensões do curso: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura, ficando a nota média em 4,5. “Porém, na escala de 1 a 5 em números absolutos, a nota é arredondada para 4”, explica ela.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação