Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Museu de Ciências Naturais comemora 15 anos

Por Nicole Morás

Postado em


Compartilhe

Local educativo, de pesquisa e de iniciação científica, o Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates completa 15 anos em 2015. Nesse período, cerca de 100 mil pessoas já visitaram o museu, que também realiza, periodicamente, exposições como “Dinossauros: ciência e ficção” – realizada em 2009, que trouxe para o câmpus informações sobre fósseis, origem e extinção dos dinossauros e, ainda, espécies que existiram no Rio Grande do Sul.

O MCN surgiu a partir de materiais didáticos organizados, desde 1989, para as disciplinas de Zoologia, Botânica e Geologia. De modo informal, o material deu origem às primeiras coleções didáticas do museu, que foi oficialmente criado no ano 2000 por meio de estatuto. Localizado no subsolo do Prédio 8 desde 2004, o lugar possui área aproximada de 1.000 m², na qual estão localizados a sala de exposição, gabinetes de pesquisadores, laboratórios de pesquisa, salas de coleções, sala de preparação e manutenção do acervo.

De acordo com a coordenadora do museu, Míriam Kronhardt, o MCN é composto pelos setores de pesquisa nas áreas de Arqueologia, Artrópodes, Botânica e Paleobotânica, Evolução e Ecologia, Zoologia de Vertebrados e Propagação de plantas; uma sala de exposições e coleções didáticas e científicas de Botânica (Herbário HVAT), Paleobotânica, Zoologia e Arqueologia. “O MCN é um local onde são feitas pesquisas em diversas áreas, principalmente sobre a biodiversidade regional. As coleções do museu abrigam os materiais de pesquisas que são publicadas em artigos científicos e materiais didáticos que são utilizados nas aulas da graduação e pós-graduação. As coleções Botânica e Zoológica são material testemunho da biodiversidade'”, explica.

O espaço recebe estudantes de graduação e pós-graduação, que podem realizar estágios e, consequentemente, participar de atividades de iniciação científica. O MCN também é um espaço educativo, que complementa a educação formal e possibilita a ampliação do conhecimento científico de estudantes dos mais diversos níveis e da população em geral.

“Na sala de exposições do MCN, parte das informações pesquisadas nos setores são repassadas à comunidade externa em forma de exposições permanentes e temporárias. O museu permanece aberto à comunidade em geral e as visitas são gratuitas, sendo possível agendar visitas guiadas para grupos com mais de 10 pessoas”, explica Míriam. A equipe educativa do museu organiza ainda oficinas e palestras gratuitas para alunos da educação básica e de graduação. “Também recebemos pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais”, acrescenta ela.

O Museu de Ciências Naturais pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h. No turno da noite, o MCN está aberto das 19h às 21h30min em segundas e terças-feiras e das 19h às 22h de quarta a sexta-feira. Mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/mcn ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Projetos desenvolvidos pelo MCN
Arqueólogo por um dia – O Arqueólogo por um dia é um projeto gratuito de educação patrimonial que articula conhecimentos das áreas da Arqueologia, História Geral, História Regional, Geografia, Biologia e Matemática. De caráter interdisciplinar, as atividades desenvolvidas buscam relacionar as noções de patrimônio e cultura ao pertencimento do homem ao ambiente.

Naturalista por um dia – O programa consiste em fazer com que os estudantes de Ensino Médio tenham contato com as atividades desenvolvidas pela equipe de pesquisadores e bolsistas do Museu de Ciências Naturais da Univates. O projeto permite repassar à comunidade do Vale do Taquari informações obtidas pelas pesquisas desenvolvidas, estabelecendo um elo de ligação com a comunidade escolar e possibilitando aos alunos o conhecimento da região.

Texto: Nicole Morás

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.