Museu de Ciências Naturais comemora 15 anos

Por Nicole Morás

Postado em

Local educativo, de pesquisa e de iniciação científica, o Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates completa 15 anos em 2015. Nesse período, cerca de 100 mil pessoas já visitaram o museu, que também realiza, periodicamente, exposições como “Dinossauros: ciência e ficção” – realizada em 2009, que trouxe para o câmpus informações sobre fósseis, origem e extinção dos dinossauros e, ainda, espécies que existiram no Rio Grande do Sul.

O MCN surgiu a partir de materiais didáticos organizados, desde 1989, para as disciplinas de Zoologia, Botânica e Geologia. De modo informal, o material deu origem às primeiras coleções didáticas do museu, que foi oficialmente criado no ano 2000 por meio de estatuto. Localizado no subsolo do Prédio 8 desde 2004, o lugar possui área aproximada de 1.000 m², na qual estão localizados a sala de exposição, gabinetes de pesquisadores, laboratórios de pesquisa, salas de coleções, sala de preparação e manutenção do acervo.

De acordo com a coordenadora do museu, Míriam Kronhardt, o MCN é composto pelos setores de pesquisa nas áreas de Arqueologia, Artrópodes, Botânica e Paleobotânica, Evolução e Ecologia, Zoologia de Vertebrados e Propagação de plantas; uma sala de exposições e coleções didáticas e científicas de Botânica (Herbário HVAT), Paleobotânica, Zoologia e Arqueologia. “O MCN é um local onde são feitas pesquisas em diversas áreas, principalmente sobre a biodiversidade regional. As coleções do museu abrigam os materiais de pesquisas que são publicadas em artigos científicos e materiais didáticos que são utilizados nas aulas da graduação e pós-graduação. As coleções Botânica e Zoológica são material testemunho da biodiversidade'”, explica.

O espaço recebe estudantes de graduação e pós-graduação, que podem realizar estágios e, consequentemente, participar de atividades de iniciação científica. O MCN também é um espaço educativo, que complementa a educação formal e possibilita a ampliação do conhecimento científico de estudantes dos mais diversos níveis e da população em geral.

“Na sala de exposições do MCN, parte das informações pesquisadas nos setores são repassadas à comunidade externa em forma de exposições permanentes e temporárias. O museu permanece aberto à comunidade em geral e as visitas são gratuitas, sendo possível agendar visitas guiadas para grupos com mais de 10 pessoas”, explica Míriam. A equipe educativa do museu organiza ainda oficinas e palestras gratuitas para alunos da educação básica e de graduação. “Também recebemos pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais”, acrescenta ela.

O Museu de Ciências Naturais pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h. No turno da noite, o MCN está aberto das 19h às 21h30min em segundas e terças-feiras e das 19h às 22h de quarta a sexta-feira. Mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/mcn ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Projetos desenvolvidos pelo MCN
Arqueólogo por um dia – O Arqueólogo por um dia é um projeto gratuito de educação patrimonial que articula conhecimentos das áreas da Arqueologia, História Geral, História Regional, Geografia, Biologia e Matemática. De caráter interdisciplinar, as atividades desenvolvidas buscam relacionar as noções de patrimônio e cultura ao pertencimento do homem ao ambiente.

Naturalista por um dia – O programa consiste em fazer com que os estudantes de Ensino Médio tenham contato com as atividades desenvolvidas pela equipe de pesquisadores e bolsistas do Museu de Ciências Naturais da Univates. O projeto permite repassar à comunidade do Vale do Taquari informações obtidas pelas pesquisas desenvolvidas, estabelecendo um elo de ligação com a comunidade escolar e possibilitando aos alunos o conhecimento da região.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação