Sarau literário discute a loucura manifesta na arte

Por Ana Amélia Ritt

Postado em

Arte e loucura são o tema do sarau organizado pelo curso de Letras da Univates. O evento ocorre no domingo, dia 9, na praça João Zart Sobrinho (Praça do Papai Noel) e inicia às 15h. A atividade, que faz parte da programação do Arte na Praça, objetiva compartilhar opiniões, discutir como a arte manifesta a loucura e permitir o contato com as diferentes artes presentes.

O sarau faz parte do projeto de extensão Formas de leitura: dizer, escrever e olhar, que iniciou suas atividades em março e segue até fevereiro do ano que vem. Alunos e diplomados do curso de Letras fazem parte da organização dos encontros quinzenais. Conforme Rosiene Haetinger, uma das professoras coordenadoras da atividade, os encontros exploram literatura, artes cênicas, pinturas e demais manifestações artísticas.

Entre as atividades já realizadas na proposta estão: leitura e interpretação do texto “Provocações de Eros: o erotismo na literatura”; a palestra “Ilustração e literatura: aproximações e confluências”; a exibição do filme “Dentro de casa: o voyeurismo como preliminar da ficção”; a oficina “A voz e o corpo dizendo a literatura” (de expressão vocal e corporal); contação de histórias e poesia falada (teoria e prática) e a oficina “Contornos da literatura africana de Língua Portuguesa”.

Saiba mais sobre o Arte na Praça
O projeto ocorre no segundo domingo de cada mês na praça João Zart Sobrinho e envolve manifestações artísticas, como música, exposições e artesanato, além de briques. Em edições anteriores, a Univates esteve envolvida com o evento por meio da Rádio Univates FM 95.1 e pelo Grupo de Teatro da Instituição.

Neste semestre, acadêmicos de Comunicação Social estão realizando estudo sobre o projeto. A ação busca aprimorar a divulgação do Arte na Praça, criando a identidade visual e realizando atividades.

Texto: Ana Amélia Ritt

Escolha uma formação