Biblioteca comemora um ano das novas instalações

Por Nicole Morás

Postado em

Na próxima terça-feira, dia 4, a Biblioteca da Univates e o Museu Regional do Livro realizam edição especial do Troca-Troca de Livros 2x1, no horário de funcionamento do local, das 7h30min às 22h45min, em que os participantes podem trocar um livro por dois dos materiais expostos no hall da Biblioteca. A atividade ocorre em comemoração ao primeiro ano de reabertura e ao início das atividades da Biblioteca nas instalações do Centro Cultural.

De acordo com a gerente da Biblioteca, Ana Paula Lisboa Monteiro, nesse período o espaço tornou-se referência pela estrutura e beleza do prédio, e também pela tecnologia RFID, ou seja, tecnologia de identificação por radiofrequência para automação e segurança. “Devido a esse pioneirismo, recebemos visitas de mais de 10 instituições, sem contar escolas da região, como da Biblioteca Mário de Andrade, de São Paulo, da Biblioteca da Universidade de Brasília e do Conselho Estadual de Cultura”, comemora ela.

A partir dessa tecnologia é possível monitorar, por exemplo, o acesso ao local, que no último ano registrou quase 125 mil ingressos – a maioria por alunos, formandos e visitantes. No mesmo período, o acervo teve um aumento de mais de dois mil títulos e mais de 8.600 volumes, além das bases de dados já oferecidas e da disponibilização de novas opções. “Estamos sempre avaliando as demandas e as oportunidades de novas assinaturas de acervo digital para agregar ao nosso serviço”, afirma Ana Paula, acrescentando que o número de acessos aos e-books dobrou no último ano.

Com a nova estrutura, também foram realizados treinamentos no auditório da Biblioteca, que somaram a participação de 6.898 pessoas. Outro espaço que ganhou destaque foi o Museu Regional do Livro, que, inclusive, realizou atividades diferenciadas durante a Semana Nacional de Museus, ocorrida de 18 a 22 de maio.

A Biblioteca da Univates pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 22h45min, e aos sábados, das 7h30min às 17h, no câmpus da Instituição. Mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/biblioteca ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5981.

Primeiro ano da Biblioteca da Univates no Centro Cultural em números
- 124.786 acessos físicos
- 2.038 títulos novos
- 8.639 volumes novos
- 6.898 pessoas participaram de treinamentos
- 279.821 empréstimos
- Mais de 10 visitas de outras instituições, sendo elas: Biblioteca Mário de Andrade; Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB); Biblioteca da Universidade Feevale; Biblioteca da Unisinos; Biblioteca da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs); curso de Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (UPF); Conselho Estadual de Cultura; Faculdade da Serra Gaúcha, de Caxias do Sul; Biblioteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e escolas de Lajeado e do Vale do Taquari.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação