PPGs da Univates abrem inscrições para 2016

Por Nicole Morás

Postado em

A partir da próxima semana, os quatro Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu da Univates recebem inscrições para o processo seletivo das turmas que terão início no primeiro semestre de 2016. Ao todo, são disponibilizadas 83 vagas para mestrado e 10 para doutorado. As inscrições podem ser realizadas pelos sites dos programas de pós-graduação, nos quais também estão disponíveis os editais completos, no link www.univates.br/pos-graduacao.

O PPGEnsino, que abre seleção para 15 vagas em nível de mestrado, recebe inscrições de 1º de agosto a 15 de setembro. O programa visa a proporcionar qualificação no campo científico e tecnológico, para atuação no sistema educacional em todos os níveis de ensino. A área de concentração em Alfabetização científica e tecnológica desenvolve investigações sobre o conhecimento científico e tecnológico, com vistas à formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos, sendo dividida em três linhas de pesquisa: Ciência, Sociedade e Ensino; Recursos, Tecnologias e Ferramentas no Ensino; e Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação.

O PPG em Biotecnologia (PPGBiotec) recebe inscrições, de 1º de agosto a 19 de outubro, para 26 vagas de mestrado. O PPGBiotec objetiva formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas. O programa é dividido nas áreas de concentração em Biotecnologia Agroalimentar – com linhas de pesquisa em Biotecnologia na Produção Primária de Alimentos e Biotecnologia na Produção Industrial de Alimentos – e Biotecnologia em Saúde – com linhas de pesquisa em Detecção e Caracterização de Micro-organismos e Aspectos Moleculares em Processos Fisiopatológicos.

Há ainda o PPG em Ensino de Ciências Exatas, com 22 vagas para mestrado, que objetiva consolidar e qualificar a formação profissional, de maneira interdisciplinar, tanto do ponto de vista do conhecimento específico quanto do ponto vista pedagógico na área de Ciências Exatas. As linhas de pesquisa são duas: Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática. As inscrições para o processo seletivo também ocorrem de 1º de agosto a 15 de setembro.

O PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) recebe inscrições de 3 de agosto a 16 de outubro e tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental. O programa possui três linhas de pesquisa: Tecnologia e Ambiente; Espaço e Problemas Socioambientais; e Ecologia, sendo disponíveis 20 vagas para mestrado e 10 para doutorado.

Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação