Grupo de Engenharia Civil visita Usina Hidrelétrica de Itaipu

Por Tuane Eggers

Postado em

Estudantes do curso de Engenharia Civil realizaram, no último fim de semana, viagem de estudos a Foz do Iguaçu. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Emanuele Gauer e Rafael Mascolo. Na manhã do dia 18, foi realizada visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu, por meio do Circuito Especial, destinado a engenheiros e estudantes de Engenharia.

A atividade inclui uma parada no Mirante Central da Usina, onde é possível ter visão panorâmica da barragem e do vertedouro, e uma parada em que se pode visualizar a barragem de concreto, as comportas de captação de água e o reservatório da usina e o rio Paraná. Além disso, o grupo visitou o Edifício da Produção, a Estação de Comando Central e a Casa de Máquinas da Usina. No turno da tarde, foram realizadas visitas ao Parque das Aves e ao Parque das Cataratas.

Devido ao grande volume de chuvas das últimas semanas, foi possível visualizar o vertedouro em funcionamento. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é a segunda maior usina geradora de energia no mundo e é uma das sete maravilhas da engenharia moderna, sendo a única localizada no hemisfério sul. A viagem foi promovida pelo Diretório Acadêmico, em conjunto com a coordenação do curso de Engenharia Civil.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação