Univates realiza cerimônia de encerramento do Curso de Aprendizagem

Por Nicole Morás

Postado em

Com o objetivo de promover a qualificação de pessoas com deficiência levando-se em consideração as dimensões ética, cognitiva, social e cultural, a Univates realiza o Curso de Aprendizagem – Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência. Após 400h de aulas teóricas, além de atividades práticas realizadas em empresas, a segunda turma recebeu, na última quinta-feira, dia 16, seus certificados durante o evento de encerramento do grupo. A cerimônia reuniu professores, estudantes e familiares no auditório do Prédio 16.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Morgana Hattge, entre todas as atividades que ela participa, esta foi um verdadeiro presente. “Nosso papel enquanto professores é plantar sementes e colher os frutos, o que nem sempre conseguimos ver tão nitidamente como ocorreu ao longo deste um ano e meio de aprendizagens e criação de laços”, afirmou ela. Morgana agradeceu às famílias que confiaram seus filhos à Instituição, às empresas participantes e à Reitoria da Univates pelo apoio. “Além de agradecer, lançamos o desafio para que vocês voltem para nos contar os desafios e as novas descobertas”, finalizou.

As bolsistas do curso e a professora Janice Schmitt também comentaram sobre os vínculos criados ao longo do curso. Em seguida, os participantes receberam os certificados de conclusão do curso, que também busca o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes, além de proporcionar uma formação profissional inicial que subsidie o início de um itinerário formativo que poderá ter continuidade em cursos de Educação de Jovens e Adultos ou em cursos técnicos, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada aluno.

Presente ao evento, o gerente das Lojas Certel de Estrela, Leandro Henrique Kappler representou as empresas que também participam do curso, auxiliando a inserir o grupo no mercado de trabalho. “Nós acabamos aprendendo juntos, pois foi uma experiência nova para a gente e às vezes não sabemos o ponto de onde partir”, afirmou. Kappler acrescentou que o segredo é o aprendiz e a empresa se conhecerem para que haja um ganho mútuo. “Mesmo que eles não permaneçam na empresa, criamos amizade e eles sempre deixam marcas. Com certeza eles serão inseridos no mercado de trabalho e estarão se diferenciando”, finalizou ele.

Terceira turma
A terceira turma do Curso de Aprendizagem – Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência ainda recebe inscrições, que são gratuitas. As aulas ocorrerão entre agosto de 2015 e dezembro de 2016 e serão realizadas em três módulos: o primeiro ocorre de segunda a sexta-feira, enquanto o segundo e o terceiro módulos ocorrem às segundas e às quartas-feiras, sempre no turno da tarde, das 13h30min às 17h30min. Os interessados devem efetuar sua inscrição na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, mediante apresentação de documento de identidade, declaração da empresa em que serão realizadas as atividades práticas e laudo médico atestando a deficiência.

Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail extensao@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação