Mostra socializa pesquisas de mestrandos do PPGBiotec

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre biotecnologia e socializar pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), a Univates deu início, na manhã desta sexta-feira, dia 17, à III Mostra de Trabalhos do PPGBiotec. A programação conta com palestras e apresentação de projetos de pesquisa já qualificados dos mestrandos da terceira turma.

Na abertura do evento, a coordenadora do PPGBiotec, professora doutora Claucia Volken de Souza, comentou que momentos como esse são muito importantes. “Passamos tanto tempo no laboratório fazendo experimentos. Muitos dão errado, alguns dão certo. Estar aqui compartilhando esses resultados é um momento de troca que nos faz crescer”, destacou ela.

O vice-reitor da Instituição, professor Carlos Cyrne, agradeceu aos mestrandos que apresentam suas pesquisas no evento e comentou sobre o processo de transformação de aluno para estudante, e de estudante para pesquisador. “Este talvez seja o Programa de Pós-Graduação que torne a Univates destaque na pesquisa do país e, quem sabe, no mundo, pois nos oportuniza produzir algo muito relevante para a ciência e para o país”, ressaltou Cyrne.

Após a abertura, o professor doutor Sidnei Moura e Silva ministrou a palestra intitulada “Misturas complexas: composição química através de espectrometria de massas de alta resolução (HRMS) e atividade fitoterapêutica”. Em seguida, foram apresentados trabalhos da área de concentração Biotecnologia Alimentar.

A programação seguiu no turno da tarde, a partir das 13h30min, com a palestra “Do gene à função: a proteína Stanniocalcina-1 como modelo de estudos de sinalização intracelular”, ministrada pela professora doutora Vanessa Schein. Após ocorre a apresentação de trabalhos da área de concentração Biotecnologia em Saúde. Entre as 15h30min e as 17h ocorrem o coffee break e a sessão de pôsteres, com avaliação dos trabalhos, no Espaço Arte 9B, localizado em frente à Cafeteria do Prédio 9.

Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Menções honrosas
Na III Mostra de Trabalhos do PPBiotec, além da programação estabelecida, os discentes foram avaliados na categoria apresentação oral e pôster. Os requisitos avaliados foram conhecimentos, postura, apresentação, adequação do título com o contexto e qualidade. As discentes premiadas foram:

Categoria apresentação oral:
Discente: Débora Mara Kich
Título: Estudo do Potencial antitumoral e da toxicidade do extrato etanólico de uma espécie vegetal pertencente à família Myrta Ceae em modelos experimentais in vitro

Categoria pôster:
Discente: Michele Dutra Rosolen
Título: Imobilização de β-galactosidade de Aspergillus Oryzae em nanotubos de carbono

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação