Metodologia “World Café” marca reunião de Arquitetura e Urbanismo

Por Tuane Eggers

Postado em

A metodologia intitulada World Café permeou a reunião final do semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, realizada na última quarta-feira, dia 15. O objetivo foi promover uma nova dinâmica para o debate de questões pedagógicas importantes para o aprimoramento do curso.

Composto pelos professores Alex Brino, Augusto Alves, Merlin Janina Diemer e Jamile Weizenmann, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Arquitetura e Urbanismo conduziu a atividade. A dinâmica World Café é apropriada para discussões em grupo e ocorre com a criação de mesas de debate, conduzidas por um anfitrião que recebe diferentes grupos de convidados a cada rodada estabelecida. Nesse caso, os anfitriões foram os membros do NDE e os convidados foram grupos formados por docentes do curso, totalizando quase 30 professores, incluindo aqueles de disciplinas compartilhadas.

Na ocasião, o NDE desempenhou o papel questionador, promotor de alinhamento nas discussões e ouvinte das ideias do colegiado. A dinâmica permitiu ouvir as sugestões e práticas de todos os professores envolvidos, de modo organizado e em grupos menores, fomentando maior participação do que em uma reunião tradicional.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Jamile Weizenmann, os pontos de discussão foram elaborados conforme os resultados da Avaliação Institucional e pensando também em reflexões sobre como promover a autonomia do estudante e o desenvolvimento de habilidades e competências do futuro profissional. “Entre os quatro pontos principais da conversa, destacaram-se as estratégias de assessoramentos de trabalhos em grupos e os sistemas de avaliação pertinentes ao ensino de arquitetura”, explica.

Segundo a professora, momentos como esse são importantes para a construção coletiva do curso e para que as ações sejam implementadas em conjunto, não sendo apenas iniciativa de um professor, mas, sim, do grupo. “Temos o objetivo de realizar mais encontros como esse, a fim de contribuir para a futura revisão do Projeto Pedagógico do Curso”, completa Jamile.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação