Estudante de Medicina é selecionada para o projeto VER-SUS

Por Tuane Eggers

Postado em

Iniciativa do Ministério da Saúde, o projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) busca proporcionar aos estudantes de Medicina e de demais áreas da saúde uma imersão no funcionamento do SUS. Entre os selecionados para participar desta edição, que acontece durante as férias de inverno, está Andressa Cavalcante Paz, acadêmica da segunda turma de Medicina da Univates.

Natural de Fortaleza, no Ceará, a estudante conta que deseja atuar como médica do SUS e, por isso, ficou muito feliz com a seleção. Entre os dias 20 de julho e 2 de agosto, Andressa participará de uma imersão no SUS do município de Santa Maria, um dos dois municípios selecionados para a atividade no Rio Grande do Sul, ao lado de Santiago. Além dela, outros 34 acadêmicos participarão das atividades interdisciplinares programadas para a cidade de Santa Maria.

Na programação, estarão atividades de aprofundamento teórico, como seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos de gestão do Sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo. Além disso, visitas a comunidades indígenas e quilombolas também estarão no roteiro dos estudantes. “É um momento em que o aluno fica totalmente disponível para aprender sobre o SUS”, explica Andressa.

Os participantes deverão escrever um diário de campo durante a experiência, relatando suas impressões e observações sobre as atividades realizadas. Andressa comenta que, após o retorno, pretende compartilhar suas vivências, por meio de relatos e depoimentos, aos seus colegas e demais interessados. “Fiquei muito feliz quando soube que fui selecionada, pois hoje não são muitos estudantes de Medicina que estão interessados em conhecer mais sobre saúde coletiva no país. Por isso, fico contente em ser uma representante do curso de Medicina da Univates”, completa.

Saiba mais sobre o projeto

O projeto VER-SUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde para qualificar a formação de profissionais interessados na melhoria do sistema de saúde dos brasileiros. As visitas dos estudantes contam sempre com a figura de um “facilitador”, responsável por mediar e promover debates sobre assuntos pertinentes e por dar fluxo ao cronograma de trabalho construído coletivamente entre os envolvidos.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação