O Haiti também é aqui

Por Tuane Eggers

Postado em

Ao ligar o rádio e sintonizar na Univates FM 95.1, a cada sábado, a partir das 8h30min, os imigrantes haitianos que residem no Vale do Taquari podem se sentir mais próximos de sua cultura e de sua terra natal. Isso também vale para os interessados em conhecer mais sobre a cultura do país caribenho: basta ouvir o programa Haiti Cultural, apresentado por quatro imigrantes desse país que residem na região.

A ideia surgiu quando uma das lideranças da comunidade haitiana local, Simon Renel, procurou a equipe da Rádio Univates para falar sobre a associação que estavam criando no último ano. Assim, foi aberto o primeiro espaço na emissora para auxiliar os imigrantes em questões como emprego, moradia, saúde, entre outras. “Durante uns 45 minutos, eles expuseram suas ideias em criolo, francês e português. Colocamo-nos à disposição para qualquer outra demanda que tivessem”, explica o coordenador da Rádio, Marcelo Petter.

Neste ano, a iniciativa foi ampliada pelos professores Daniel Granada e Flávio Meurer e resultou em um projeto de extensão da Univates, realizado em parceria entre a área de Humanidades e o curso de Comunicação Social. O objetivo é promover a integração dos haitianos na comunidade do Vale do Taquari a partir do conhecimento sobre a história e a cultura do país, promovendo também sua melhor integração na sociedade. Além de Renel, o programa é apresentado por Junior St. Juste, Donald Tejour e Anderson Cadet, que trazem músicas, notícias e questões culturais.

A primeira edição foi ao ar no dia 16 de maio, comemorativa ao Dia da Bandeira Haitiana, celebrado no dia 18 do mesmo mês no país. “A criação do programa vem ao encontro da proposta, tanto do projeto quanto da Univates FM, de abrir espaço a toda e qualquer cultura inserida e atuante no Vale do Taquari. Além de demonstrar apoio e interesse pela comunidade haitiana, no caso desse programa, quebra-se de alguma forma o preconceito que ainda persiste na região e no país”, ressalta Petter, acrescentando que a alegria do povo haitiano é contagiante.

A programação da Univates FM pode ser ouvida na frequência 95.1, em Lajeado, ou pela internet, no site www.univates.br/radio. Mais informações podem ser obtidas telefone (51) 3714-7000, ramal 5522.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação