Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, o trabalho “Ensinar Química por meio de alimentos: possibilidades de promover aprendizagens com significado na educação de jovens e adultos” será apresentado, nesta segunda-feira, dia 13, no VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo e no V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias, que ocorrem, paralelamente, em Burgos, na Espanha.
O estudo será explanado pela professora Eniz Conceição Oliveira, que orientou, em conjunto com o docente José Claudio del Pino, o trabalho do mestrando Marcelo Franco Leão. De acordo com Eniz, o objetivo da pesquisa foi verificar como o desenvolvimento de uma proposta curricular diferenciada contribui para que alunos jovens e adultos construam aprendizagens significativas ao estudarem Química.
O VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo e o V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias foram constituídos como espaços para difundir a teoria, discuti-la e refletir sobre as possibilidades de interações entre pesquisadores e professores. “A importância do evento está na discussão das investigações realizadas tendo como base a aprendizagem significativa”, acrescenta Eniz. Os eventos estão na sexta edição e ocorrem até a próxima sexta-feira, dia 17. Mais informações estão disponíveis em http://www.xinix.es/jornadas/index.html.
Texto: Nicole Morás