Espetáculo “O Lago dos Cisnes” emociona público no Teatro da Univates

Por Nathália Lauxen

Postado em

Quarenta bailarinos e bailarinas do Russian State Ballet apresentaram, na última quinta-feira, dia 9, o espetáculo “O Lago dos Cisnes”, no Teatro da Univates. Com o espaço lotado, o grupo dançou delicadamente e encenou uma das histórias mais marcantes no contexto do ballet.

Os movimentos suaves e precisos dos artistas encantaram e emocionaram o público que prestigiou o evento. A companhia de ballet é reconhecida internacionalmente e recebeu diversos prêmios, entre os quais o Ingresso de Ouro, por um público de mais de 100 mil pessoas que compareceram a apresentações ao longo de dois meses de turnê na Alemanha.

O grupo ainda ganhou a Performance Mais Grandiosa do Ano, da Associação de Empresários da Europa Ocidental, que considerou o Russian State Ballet a “Melhor Companhia de Ballet do Ano”.

O reconhecimento provém do empenho dos bailarinos. Conforme o integrante russo Dmitrii Jukov, a preparação física exige grande esforço. “Nos exercitamos muito e praticamos balé seis horas por dia”, conta. Ele ainda ressalta que em “O Lago dos Cisnes” predominam as aparições de mulheres bailarinas, e os homens estão presentes somente no primeiro ato do espetáculo.

Conheça o Russian State Ballet

Com mais de 30 anos de história, o Russian State Ballet se mantém como uma das principais companhias de ballet da Rússia. O repertório inclui obras-primas do mundo do ballet clássico e coreografias modernas e contemporâneas, entre elas “O Lago dos Cisnes”, “A Bela Adormecida”, “Giselle”, “Don Quixote” e “Sheherazade”.

Dentre as metas da companhia está preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca da popularização do ballet nos países da América Latina, levando cultura clássica russa aos diversos setores e camadas sociais, principalmente às nações que compõe o BRICS - Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação