O que você quer deixar no planeta?

Por Tuane Eggers

Postado em

Quais as marcas que você deseja deixar no planeta? Seu conhecimento, sua expressão, seus relacionamentos ou o lixo que você produz? Todos os nossos passos deixam rastros, mas ainda há tempo de mudar nossa caminhada para amenizar esse impacto ambiental. É por isso que a Univates está iniciando uma campanha de redução no consumo de copos plásticos.

Somente no último ano foram consumidos 590 mil copos plásticos na Instituição, sem contar aqueles consumidos pelas lancherias. Isso representa, aproximadamente, 2.235 copos por dia útil. É importante lembrar que os materiais levam cerca de 100 anos para se decompor na natureza. Ou seja, se os hábitos não mudarem, algumas gerações tendem a receber essa desanimadora herança ambiental.

Apesar de serem plástico, os copos não costumam ser reciclados. Devido ao alto custo do processo, as indústrias de reciclagem não possuem interesse por esse material.  Assim, eles representam um expressivo passivo ambiental para a Instituição e para o planeta. Segundo o coordenador do setor de Engenharia e Manutenção, o engenheiro Robledo Müller, foi repensada a necessidade do envio de copos plásticos para alguns setores.

A meta é reduzir o consumo pela metade. “Iniciaremos com uma campanha interna para fazer com que todos se sintam parte desse plano de ação, se sintam capazes de participar de uma mudança. Depois queremos repensar também os copos utilizados pelas lancherias, para reduzir esse consumo e incentivar práticas sustentáveis, como já ocorre em muitos países”, ressalta Robledo.

O objetivo é incentivar o uso de xícaras em vez de copos plásticos, colaborando com a redução de custos e, principalmente, com a amenização do impacto ambiental. Alguns setores e funcionários, inclusive, já praticam a ideia, como é o caso da equipe da Biblioteca, que resolveu trocar, há alguns anos, os copos plásticos de uso interno por canecas. Além disso, o tubo de copos plásticos disponível no local também conta com um pedido: “Adote uma caneca!”

Lixos modernos
Outro exemplo de conscientização em relação ao uso de copos foi aplicado no Museu de Ciências Naturais, na abertura da exposição “Lixos Modernos: uma reflexão sobre hábitos de consumo”. Conforme a coordenadora, Míriam Kronhardt, os copos foram substituídos por xícaras há bastante tempo pela equipe do Museu, mas eram disponibilizados copos plásticos para os visitantes.

A partir de pesquisas realizadas para a elaboração da exposição, foram relembrados diversos aspectos sobre o tempo de decomposição dos plásticos e, principalmente, sobre a quantidade de “lixo plástico” produzida no Brasil. “Então, decidimos abolir os copos plásticos e temos algumas xícaras reservas para os visitantes. Incentivamos colegas do Prédio 8 a usarem xícaras também. E é claro que, no coquetel de abertura da exposição, usamos copos de vidro, pois não faz sentido ter um discurso e na prática fazer diferente. Se quisermos ver a mudança, precisamos ser os primeiros a mudar”, ressalta.

A exposição “Lixos Modernos” pode ser conferida, até o dia 7 de agosto, no Museu de Ciências Naturais, sala 100 do Prédio 8.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação