Dia do Pesquisador é comemorado nesta semana

Por Tuane Eggers

Postado em

A pesquisa é um dos pilares da atividade universitária e essencial para a construção do conhecimento humano. Por toda a importância daqueles que dedicam seu conhecimento e seu empenho ao desenvolvimento da ciência, o dia 8 de julho foi instituído como o “Dia do Pesquisador” - e a Univates tem muitos motivos a comemorar.

A atividade está atrelada ao desenvolvimento social e intelectual do indivíduo e vem sendo desenvolvida e estimulada em toda a existência da Instituição, nas mais diversas áreas dos conhecimentos científicos: Ciências da Vida, da Terra e Humanas. Hoje, são 17 grupos de pesquisa e 56 projetos em andamento.

Estão envolvidos com a pesquisa, diretamente, mais de 80 professores doutores e cerca de 145 estudantes com Bolsa de Iniciação Científica, Tecnológica ou de Inovação, oriundas da Univates, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Para o coordenador interino de pesquisa na Univates, professor doutor Eduardo Périco, é uma tarefa difícil mensurar o resultado de uma pesquisa. “Embora, erroneamente, se utilize, popularmente, os termos pesquisa pura e aplicada, toda pesquisa nasce como ‘pura’. Os objetivos podem ser diferentes, mas a forma de fazer pesquisa é a mesma”, explica.

Conforme o pesquisador, o que hoje pode ser um trabalho sobre toxinas de animais nativos, amanhã pode originar um fármaco para problemas cardíacos. “Toda história das descobertas científicas comprova que as chamadas revoluções científicas nasceram da experimentação, sem o objetivo claro de uma aplicação”, completa Périco.

A Univates acredita na indissociabilidade entre pesquisa científica, produção do conhecimento, atividades de ensino e de extensão. Por isso, as ações institucionais contribuem para a elevação da qualidade dos processos educacionais, melhorando a qualificação docente, aprimorando a formação do corpo discente e gerando benefícios para a comunidade regional.

Os projetos de pesquisa em andamento podem ser conferidos pelo site www.univates.br/pesquisa. Detalhes podem ser obtidos pelo e-mail pesquisa@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação