Curso de Medicina participa de reunião regional da Abem

Por Nicole Morás

Postado em

O coordenador do curso de Medicina, Luiz Fernando Kehl, participou, na última sexta-feira, dia 3, da reunião ordinária da Associação Brasileira de Escolas de Medicina (Abem) Sul I – entidade que reúne representantes dos cursos de Medicina do estado do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, na capital gaúcha. De acordo com Kehl, eventos assim são importantes por permitir a interação entre os representantes das graduações e a definição de linhas comuns para a resolução de problemas.

Entre as pautas da reunião foram debatidos assuntos como aproximação entre a Abem e o Conselho Regional de Medicina, de forma que o último possa atuar mais ativamente no processo de ensino, uma vez que este é o órgão responsável pela fiscalização da área médica. Também foi abordado o desenvolvimento de um Sistema de Avaliação e Acreditação dos Cursos de Medicina no Brasil (Saeme), com ação conjunta da Abem e do Conselho Federal de Medicina. Kehl explica que esse seria um indicador da qualidade dos cursos, segundo critérios da própria Associação, e em paralelo à avaliação do Ministério da Educação.

Kehl destacou ainda a realização do curso de preceptores da Abem como muito relevante à graduação da Univates. “Os preceptores orientam os acadêmicos ao longo do curso, sendo uma atividade desempenhada apenas na formação médica”, explicou. O curso tem como objetivo implementar um programa de desenvolvimento de competência pedagógica para a prática da preceptoria na Residência Médica e/ou Docência na Graduação, pautado pelos princípios do SUS e Diretrizes Curriculares Nacionais de Graduação em Medicina. Considera as necessidades identificadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde, fortalecendo políticas públicas vigentes e as ações da Abem para o desenvolvimento da Educação Médica.

O Congresso Brasileiro de Educação Médica, que, neste ano, ocorre de 7 a 10 de novembro no Rio de Janeiro, também foi apresentando, sendo levantada também a hipótese de algum membro da Abrem Sul I sediar o evento em 2016.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação