Corpo docente conta com mais uma doutora, na área de comportamento de solo

Por -

Postado em

Com o trabalho “Efeitos de velocidade em ensaios de palheta”, a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Univates, Emanuele Amanda Gauer, defendeu, na última sexta-feira, dia 03, sua tese de doutorado realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O estudo abordou o comportamento de solos argilosos e siltosos saturados e, principalmente, os efeitos de viscosidade sob condições não drenadas de cisalhamento.

De acordo com Emanuele, os ensaios de palheta são muito utilizados na estimativa da resistência não drenada de depósitos de argilas moles devido à simplicidade do equipamento, rapidez de execução e baixo custo. “Contudo, os resultados desses ensaios são influenciados por vários fatores, e, dentre eles, a velocidade de rotação pode ser considerada um dos mais importantes. Sob condições não drenadas, os materiais argilosos apresentam ganho de resistência não drenada com o aumento da velocidade de cisalhamento, resultante da viscosidade da água adsorvida nas partículas de solo”, justifica.

Como o ensaio de palheta tem sido cada vez mais utilizado para estimar a resistência não drenada de outros solos de granulometria fina, como siltes, resíduos de mineração, entre outros, a doutora afirma que é preciso ter cautela na interpretação dos resultados nesses materiais, pois a utilização da velocidade padrão de campo pode levar à ocorrência de drenagem parcial durante o cisalhamento e, nestes casos, os solos apresentam resistência e rigidez maiores que sob condições não drenadas.

Na interpretação dos resultados, Emanuele utilizou uma abordagem normalizada que considera diretamente, além da velocidade, a geometria da palheta e o coeficiente de adensamento do solo e reflete os efeitos de permeabilidade, rigidez e velocidade de cisalhamento, fatores que também controlam a viscosidade. “Desta forma, os efeitos viscosos dos ensaios de palheta são representados com precisão no espaço normalizado. Além da avaliação dos efeitos de velocidade devido à viscosidade, a normalização dos resultados nesse espaço possibilita também a avaliação dos efeitos de drenagem parcial. Ou seja, dois fenômenos físicos diferentes podem ser identificados e interpretados utilizando a mesma abordagem”, conclui ela.

A banca examinadora foi composta pelos professores Fernando Schnaid (orientador da tese), Ian Schumann Marques Martins (UFRJ), Edgar Odebrecht (Udesc), Karla Salvagni Heineck (Ufrgs) e Lucas Festugato (Ufrgs).

Saiba Mais
O estudo está diretamente relacionado à capacidade de locais com solo argiloso e siltoso saturado receberem construções ou permitirem escavações, sendo importante para diversos segmentos da construção civil.

Escolha uma formação

Graduação presencial