Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professor participa de Colóquio Internacional sobre Roland Barthes

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

O professor doutor Cristiano Bedin da Costa participou, entre os dias 23 e 26 de junho, do Colóquio Internacional Roland Barthes Plural, realizado na Casa das Rosas, em São Paulo. O evento contou com a presença de convidados de países como Estados Unidos, França, Bélgica e Inglaterra, incluindo pesquisadores, tradutores e amigos de Barthes – entre eles, a responsável pela organização da coleção Roland Barthes e amiga do pensador, Leyla Perrone-Moisés.

Além dos convidados, foram apresentados estudos de pesquisadores que estão trabalhando com o autor francês atualmente, seja em cursos de pós-graduação ou na prática docente, como é o caso de Costa. “Trabalhei com Barthes durante meu doutorado, que concluí em 2011, e de lá para cá, a obra barthesiana vem servindo como aliada para uma série de práticas que venho desenvolvendo, não apenas nas disciplinas, mas também em grupos de estudo e outras atividades vinculadas ao projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade”, explica o professor.

O programa de rádio Intratável, transmitido durante o semestre 2014B na Rádio Univates 95.1, é um exemplo de atividade coordenada pelo docente que surgiu a partir da obra de Barthes, baseada no livro “Fragmentos de um discurso amoroso”. Já o trabalho apresentado por Costa no evento foi sobre o grupo de estudos “Arte, Pesquisa e Educação: A Câmara Clara”, realizado na Instituição entre os meses de maio e junho, baseado em estudos sobre o último livro de Barthes, no qual o universo fotográfico funciona como pano de fundo para discussões a respeito do sujeito, do tempo e da morte.

Conforme o professor, o evento propôs um grupo reduzido de participantes, facilitando assim a troca entre os pesquisadores. “Nesse sentido, foi um aprendizado muito grande poder discutir um pouco daquilo que temos realizado a partir da obra de Barthes por aqui, além de conhecer aquilo que vem sendo problematizado em outras instituições e em diferentes áreas de conhecimento”, ressalta Costa.

De acordo com ele, Barthes sempre se interessou pelas relações entre ensino, leitura e escrita, além de não conceber a aprendizagem sem prazer. “Para ele, o saber deve ter sabor, ou seja, não é neutro, frio e distante, mas sim, passível de ser experimentado, maquinado, devorado mesmo. São essas ideias que têm nos servido como guia para pensar outras estratégias de ensino, pesquisa e extensão a partir de um paradigma que poderíamos dizer estético”, completa.

Costa leciona, atualmente, nos cursos de graduação em Psicologia, Pedagogia e licenciaturas, além do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), do mestrado em Ensino e do mestrado em Ensino de Ciências Exatas. O professor também coordena o ciclo de debates “Imposturas Literárias” e o grupo de estudos “Arte, Pesquisa e Educação”, vinculados ao projeto de extensão Formação Pedagógica e Pensamento Nômade, e o projeto “Poiéticas Permeáveis: Relações Transversais no Ensino Superior”.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.