Teatro da Univates recebe espetáculo de balé russo

Por Tuane Eggers

Postado em

Pela primeira vez, a América Latina receberá o espetáculo “O Lago dos Cisnes” no seu formato completo. Sob a direção do coreógrafo e diretor Viacheslav Gordeev, conhecido por seu trabalho no Bolshoi de Moscou, estão 40 talentos russos que percorrerão dezenas de cidades brasileiras e países vizinhos, como Uruguai, Paraguai, Argentina e Suriname. No próximo dia 9 de julho, a partir das 20h30min, será a vez do Teatro da Univates receber o espetáculo.

A apresentação será em dimensões nunca antes vistas fora da Rússia, com iluminação especial e cenografia em 3D. O espetáculo contará com a participação de Kirov-Mariinsky, da mais nova revelação da Rússia, Anton Korsakov, e de grande elenco dos teatros clássicos do país europeu. O balé conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela maldição de um malvado feiticeiro.

De acordo com o diretor cultural da Rússia na América Latina, Augusto Stevanovich, o “Lago dos Cisnes” é o mais clássico de todos os balés e evidencia a própria essência do trabalho do bailarino: obstinação e busca obsessiva pela perfeição. Solistas do Bolshoi, Kirov, Sanilslavisk, Kirov-Mariinsky e do teatro de Moscou compõem o elenco da apresentação, que exige técnica e esforço dos bailarinos.

“Traremos um elenco novo, liderados pelo coreógrafo Viacheslav Gordeev, conhecido como o menino de ouro do Bolshoi de Moscou”, conta Stevanovich. A iniciativa busca popularizar o balé, que ainda é conhecido como uma dança elitista no Brasil. “São cerca de três toneladas entre vestuário, equipamento, cenografia e iluminação”, explica o diretor.

Ingressos podem ser adquiridos

O investimento é de R$ 200,00 para Plateia Baixa, Plateia Alta e Mezanino. É oferecida meia-entrada (50% do valor do ingresso) para estudantes que apresentam carteirinha estudantil, para idosos (acima de 60 anos), doadores regulares de sangue e cadeirantes. As carteirinhas ou comprovantes devem ser apresentados no momento da compra e na entrada do espetáculo

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br ou na Bilheteria do Teatro da Univates, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h e das 18h às 22h30min. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5943.

Saiba mais sobre o Russian State Ballet

Com seus 40 solistas, entre os quais estão diversos laureados em concursos nacionais e internacionais de balé, o Russian State Ballet possui mais de 30 anos de história e, ao lado de Kirov e Bolshoi, é a mais famosa companhia de balé da Rússia. O grupo busca preservar a herança da coreografia russa e da Europa ocidental, paralelamente à busca da popularização do balé nos países da América Latina.

Trata-se de uma companhia internacionalmente reconhecida, tendo recebido numerosos prêmios, entre os quais o Ingresso de Ouro, por um público de mais de 100 mil pessoas que apreciaram as apresentações da companhia ao longo de dois meses de turnê na Alemanha; e a Performance Mais Grandiosa do Ano, da Associação de Empresários da Europa Ocidental, que consideraram o Ballet Estatal Russo a “Melhor Companhia de Balé do Ano”.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação