Atuação do El Niño intensifica chuvas e ameniza temperatura na região

Por Nathália Lauxen

Postado em

Iniciado em 21 de junho, o inverno deste ano será marcado por chuvas frequentes e temperaturas amenas, ou seja, com menos dias de frio intenso na região do Vale do Taquari, conforme prevê a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, Fabiane Gerhard. Essas características estão relacionadas ao fenômeno natural El Niño, que consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, seguido pelo enfraquecimento dos ventos alísios, que sopram dos trópicos para o equador.

Essas alterações modificam a distribuição das chuvas e de calor em diversas regiões  do planeta. Na região sul do Brasil, inclusive no Vale do Taquari, os ventos alísios sopram mais quentes e úmidos, contribuindo para precipitações acima da média. Além disso, dias mais chuvosos e nublados impedem a queda muito acentuada das temperaturas, e aumentam a temperatura média de cada mês.

Para o mês de julho, a média mensal de chuvas é de 170 milímetros, enquanto em agosto, 120mm. Em setembro, mês de transição do inverno para a primavera, assim como nos outros meses que compõem o inverno, as chuvas podem ultrapassar os 150 milímetros.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação