Vice-reitor da Univates mostra estudo no 12º Simpósio do Leite

Por Tuane Eggers

Postado em

O vice-reitor da Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, apresentou parte dos resultados de sua tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) no 12º Simpósio do Leite, 6º Fórum Nacional de Lácteos e 4ª Mostra de Trabalhos Científicos. O evento ocorreu, nos dias 23 e 24 de junho, no município de Erechim.

Cyrne conta que este foi o segundo ano de sua participação. Em 2014, foram apresentados dados referentes a sua pesquisa no Vale do Taquari. Já neste ano, o tema da apresentação foi os dados coletados na viagem realizada à Espanha, na região da Galícia, entre os meses de outubro de 2014 e janeiro de 2015.

Em seu estudo, Cyrne compreendeu a maneira com que se produz leite naquela região e confrontou com os métodos existentes na região do Vale do Taquari. De acordo com ele, não há muita diferença na forma de produção nas duas regiões. Mesmo assim, algumas ponderações foram anotadas.

“Conseguimos notar, e este é o principal objetivo do estudo, que a questão da gestão nas propriedades ainda requer avanços. Nas duas regiões ainda se pensa muito na produção e sobra o que sobrar de resultado. Nós precisamos entender, buscar uma mudança na gestão, para melhorar a produção e a qualidade do nosso leite. Precisamos qualificar mais nossos produtores. O que se nota é que a formação educacional ainda é baixa nas propriedades e precisamos mudar isso”, salientou Cyrne.

A região da Galícia produz, atualmente, cerca de 40% de todo o leite consumido na Espanha. Além disso, a produção espanhola chega a cerca de 12 mil kg de leite por vaca/ano, enquanto a região do Vale do Taquari produz cerca de 3 mil kg por vaca/ano.

Saiba mais sobre o estudo

O ambiente econômico encontra-se em constante evolução, provocando a transformação dos negócios. No Brasil, especificamente na área da produção de leite, desde o início dos anos 1990, ocorreram alterações significativas, saindo do controle estatal sobre os preços para a liberação dos produtos.

Com isso, houve a necessidade de reestruturar a cadeia de produção, criando, assim, um novo perfil para o setor. Passou a ser necessário controle mais intenso e pormenorizado das atividades, a adoção de novas regras referentes à qualidade do produto e dos processos e a adoção de novos padrões tecnológicos e de gestão.

O estudo objetiva propor um painel de indicadores de gestão das propriedades produtoras de leite do Vale do Taquari a partir de estudo comparativo com as propriedades da região da Galícia – Espanha. Para atender ao proposto, realizaram-se pesquisas, indo ao encontro de produtores de leite do Vale do Taquari e da Galícia, na Espanha. Executadas as etapas previstas, a pequisa constatou gestão débil e com a utilização mínima de indicadores de gestão nas propriedades de ambas as regiões.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação