Oficinas aproximam 388 estudantes da Biotecnologia

Por Tuane Eggers

Postado em

Para oportunizar aos estudantes de Ensino Médio o contato com diferentes áreas da Biotecnologia, favorecendo a aprendizagem e sua aproximação com as pesquisas em andamento no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, foram desenvolvidas, entre os dias 15 e 19 de junho, diversas oficinas na área. As atividades contaram com a participação de 388 alunos, oriundos de sete escolas e seis municípios: Carlos Barbosa, Lajeado, Maratá, Muçum, Nova Bréscia e Sério.

Os encontros abordaram teoria e prática sobre diferentes temas relacionados à Biotecnologia. Entre eles, a extração e visualização do DNA, a biotransformação de resíduos, a produção de alimentos a partir do leite e a aplicação de proteínas e microrganismos no dia a dia. As atividades com maior participação de alunos foram: “Técnica de extração de DNA e suas aplicações”, com 51 estudantes; “Novas tecnologias na agroecologia: inovação em controle biológico”, com 44 estudantes; e “Infertilidade e biotecnologia aplicada à saúde do homem”, também com 44 alunos.

Foram realizadas, ainda, oficinas sobre temas como “pH do solo: determinação com indicadores ácido-base no Ensino Médio”, “Antioxidantes: a fonte da juventude”, “Biotransformação de resíduos orgânicos em minhocários alternativos” e “Identificação de espécies vegetais”, entre outros. O evento é coordenado pela professora Elisete Maria de Freitas.

Detalhes sobre as atividades podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5430 e 5214, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação