Mestranda do PPGBiotec realiza viagem de estudos a Portugal

Por Tuane Eggers

Postado em

A mestranda Débora Kich, da terceira turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, realizou período de estudos, entre os meses de abril e maio, no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal. Suas atividades contemplaram tanto seu projeto de dissertação quanto a pesquisa na qual está envolvida, intitulada “Efeito anti-inflamatório e anticarcinogênico de extratos vegetais em cultura celular”, coordenada pela professora Márcia Goettert.

Débora conta que foi recebida, em Portugal, pelos doutorandos do professor Rui Filipe Pinto Pedrosa, atual vice-reitor do IPL, que é coorientador do seu projeto. “A ideia da viagem surgiu quando o professor veio para palestrar na II Mostra de Trabalhos do PPGBiotec, no ano passado. Em uma conversa, percebemos que ele também avalia o potencial de extratos de diferentes algas marinhas e que desenvolvia diversas atividades semelhantes às nossas, porém havia algumas que não fazíamos por aqui e que poderiam complementar meu trabalho”, destaca a mestranda.

Conforme a estudante, a equipe da pesquisa decidiu que seria importante sua ida para a instituição portuguesa, com o objetivo de aprender as práticas realizadas no IPL e poder repassá-las aos seus colegas da Univates. Durante sua estadia em Portugal, a mestranda realizou atividades práticas relacionadas com extratos da planta com a qual vem desenvolvendo seus estudos desde o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Biomedicina.

Foram desenvolvidas atividades antioxidantes, antimicrobianas e atividades de acetilcolinesterase, além da avaliação do potencial mitocondrial e atividade da caspase-3 em linhagem celular MCF7. “Inicialmente, eu ficaria por um período de três meses. No entanto, como divido minha jornada de trabalho com a bolsa-taxa da Capes e o meu emprego, consegui permanecer por apenas um curto período, das férias de trabalho”, completa.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação