Há 12 anos, uma obra ficou incompleta

Por Elise Bozzetto

Postado em

Em 26 de junho de 2003, o Vale do Taquari e a Univates perdiam um importante economista, docente e líder regional. Dinizar Becker deixou sua tese de pós-doutorado inacabada e a luta pelo desenvolvimento regional sem um importante porta-voz. Por sua atuação destacada em âmbitos regional e estadual, o nome de Becker tornou-se referência dentro do movimento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes). Ele promoveu diversas iniciativas positivas dentro dos Conselhos, como a idealização da Rede de estudos, planejamento e gestão local e regional do desenvolvimento (Redenep).

Até hoje, os Conselhos usufruem dos benefícios gerados por suas ações. Sua tese de pós-doutorado, ainda inacabada, foi transformada em livro, em 2009, com um compilado de artigos do pesquisador, além de diversos depoimentos. Intitulada “Desenvolvimento contemporâneo e seus (des)caminhos: a contribuição da obra de Dinizar Becker”, a obra foi organizada por Cíntia Agostini, hoje presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Pedro Silveira Bandeira, economista, cientista  político e professor da Ufrgs, e Valdir Roque Dallabrida, professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC) de Canoinhas (SC).

Para o ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, Dinizar Becker combinou com maestria o rigor teórico com as formulações e a gestão de políticas de desenvolvimento. O pesquisador circulou tanto no ambiente acadêmico como professor, orientador, organizador de grupos de estudo e pesquisa quanto na gestão e liderança regional, atuando ativamente na formulação de políticas de desenvolvimento regional. “Sem perder as bases de sua sólida formação em economia, abriu-se para a perspectiva multidisciplinar como único caminho para o entendimento da complexidade do desenvolvimento econômico e, em especial, do desenvolvimento regional”, declarou  Diniz. Avaliando a personalidade de Becker, o ex-ministro enfatiza seu legado ético e moral: “Figura humana excepcional, idealista engajado, dotado de grande caráter e retidão de comportamento, comprovado pelo grande número de discípulos, estudantes, amigos e admiradores, entre os quais me incluo”.

Saiba mais sobre Dinizar Becker

Uma das principais lideranças do Vale do Taquari, Becker ajudou a consolidar o papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento e a participação da sociedade no processo de decisão política, tanto em nível regional quanto estadual, tendo inclusive exercido a presidência do Fórum Estadual dos Coredes.
Entre os principais trabalhos desenvolvidos ou coordenados por Becker estão o Plano de Desenvolvimento Integrado do Vale do Taquari (PED), as Políticas de Desenvolvimento para o Vale do Taquari e o Perfil Tecnológico de Setores Industriais do Vale do Taquari. Além disso, ele presidiu o Codevat entre os anos de 1995 e 2001.

Acervo particular de Dinizar Becker é doado para Biblioteca da Univates

No final de 2014, cerca de 800 livros que integravam a coleção particular de Dinizar Becker foram doados para o acervo da Biblioteca da Univates. Os materiais são de diversas áreas do conhecimento, com destaque especial para as áreas de economia, filosofia, sociologia e história, que eram os principais interesses de Becker.

Texto: Elise Bozzetto

Escolha uma formação