Professor participará de missão científica nos Estados Unidos

Por Tuane Eggers

Postado em

O professor doutor Walter Orlando Beys da Silva participará, entre os meses de junho e julho, de uma missão científica nos Estados Unidos. O objetivo de sua viagem será analisar amostras de diferentes projetos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates no laboratório do professor John Yates, no The Scripps Research Institute, localizado em La Jolla, na Califórnia.

Conforme o professor, Yates é um dos mais importantes pesquisadores do mundo na área de proteômica e espectrometria de massas. “O laboratório coordenado por ele é referência no mundo, tem muito impacto na área da proteômica e da biologia molecular. Então, essa colaboração traz benefício muito grande para nossos estudos, pois eles contam com os melhores equipamentos do mundo nessa área”, explica Beys da Silva.

O contato com a instituição norte-americana iniciou quando Walter realizou seu pós-doutorado no local, entre os anos de 2012 e 2014. “O professor Yates é muito generoso em manter essa colaboração, visto que tem muito mais a nos oferecer. Quando eu estava lá, por exemplo, havia cerca de 30 pós-doutorandos de várias partes do mundo trabalhando no laboratório, pois ele é reconhecido mundialmente. Em contrapartida, buscamos publicações em periódicos de alto nível, mostrando nossos resultados e as conclusões desses estudos. Ressalto que este também é um dos objetivos do PPGBiotec: buscar, cada vez mais, a excelência em pesquisa e resultados de impacto internacional”, comenta o professor.

De acordo com ele, o estímulo que a Univates tem dado para a internacionalização busca esse tipo de parceria e de colaboração, e estar em um laboratório como esse é garantia de trazer bons e acurados resultados para as pesquisas da Instituição. Para o professor, a colaboração não se dá apenas no uso dos equipamentos, mas principalmente na troca de informações, de experiências e de resultados. “Uma apreciação dos nossos resultados por pesquisadores desse porte, por si só, alça nossas conclusões a outro nível. Isso colaborará muito com as pesquisas desenvolvidas no PPGBiotec da Univates. Além disso, possibilitará o acesso dos nossos estudantes, de graduação e de pós-graduação, a dados refinados que poucos laboratórios e instituições em nível nacional, e até mesmo internacional, têm”, completa Beys da Silva.

Saiba mais sobre as pesquisas

A proteômica é a ciência que estuda o conjunto de proteínas e suas isoformas contidas em uma amostra biológica, seja ela um organismo, tecido, organela celular ou célula. Já a espectrometria de massas é a técnica analítica física para detectar, identificar e quantificar moléculas de interesse por meio da medição de sua massa e da caracterização de sua estrutura química. Esses estudos serão realizados pelo professor durante a missão para auxiliar quatro pesquisas da Univates.

Nesse sentido, Beys da Silva realizará caracterização de soros de leite, para estudo coordenado pela professora doutora Claucia Volken; caracterização de genótipos de arroz tolerantes ao frio, para pesquisa coordenada pelo professor doutor Raul Sperotto; caracterização molecular de amostras de sêmen suíno, para investigação coordenada pelo professor doutor Ivan Bustamante Filho; e caracterização molecular do efeito de extratos vegetais sobre linhagens celulares humanas, para pesquisa conduzida pela professora doutora Márcia Goettert.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação