Grupo de estudos aborda Direito do Trabalho para o século XXI

Por Nathália Lauxen

Postado em

Com a proposta de estudar as relações de trabalho e suas intersecções jurídicas, econômicas, sociais e políticas, o grupo de estudos “Fundamentos e perspectivas do Direito do Trabalho para o século XXI” da Univates iniciará os encontros em 7 de agosto. As atividades seguem até dezembro, na sala 202 do Prédio 7, das 16h às 18h.

O primeiro conteúdo abordado será “O Germinal” e os fundamentos históricos do Direito do Trabalho: o direito através da literatura de Émile Zola, tendo como ministrantes as professoras Fernanda Brod, Cláudia Tessmann e Fernanda Marders.

Coordenado por Fernanda, o grupo de estudos busca discutir problemas contemporâneos que afetam as relações de trabalho, a partir dos fundamentos de Direito do Trabalho. Entre os objetivos estão a pesquisa e discussão das perspectivas do direito do trabalho para o século XXI, com ênfase em temas como terceirização, flexibilização e desregulamentação das relações trabalhistas.

Os encontros são gratuitos e são voltados a acadêmicos dos cursos de graduação, alunos da pós-graduação lato e stricto sensu. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Alunos da Univates devem levar o Cartão Institucional para registrar presença. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5545.

Ministrante(s)

07/08

21/08

11/09

Mundos do trabalho, de Eric Hobsbawn e o contexto histórico dos primeiros direitos trabalhistas

25/09

O capital de Marx, ainda é contemporâneo?

16/10

O capital no século XXI e a influência do contexto econômico sobre as relações de trabalho

06/11

A condição humana, em Hannah Arendt, trabalho e tempo de vida

20/11

Haverá tempo para o ócio criativo: reflexões a partir de Domenico de Masi

04/12

Amartya Sen e a defesa de um desenvolvimento como liberdade dos indivíduos: seria utopia?

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação