Alunos visitam empresa de diplomado em Química Industrial

Por -

Postado em

Acadêmicos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Química Industrial visitaram, na última segunda-feira, dia 22, a Agroindústria de Laticínios Rancho Belo, que tem como um dos proprietários Eduardo Grave, diplomado do curso de Química Industrial. A atividade integrou a disciplina de Tecnologia de Leites, ministrada pelo coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Daniel Lehn.

De acordo com ele, o empreendimento no município de Travesseiro iniciou sua operação em junho deste ano, com beneficiamento diário de, no mínimo, dez mil litros de leite, inicialmente, para a produção de queijo. “O químico industrial Eduardo recebeu a turma e comentou sobre as dificuldades encontradas, além do aprendizado ao longo do processo, ao se dedicar a um empreendimento próprio”, explica Lehn.

Conforme o professor, Eduardo confiou em sua formação acadêmica, nos dez anos de experiência em laticínios e na parceria com seu sócio Cleomar Henicka. “Somados os esforços, ele realizou pós-graduação em negócios, que o auxiliou em diversas definições para obter recursos, garantindo a atual condição da indústria”, conta Lehn.

Na visita, os estudantes questionaram sobre detalhes da montagem da indústria, da captação de leite e acompanharam algumas etapas da produção do queijo tipo mussarela. Após, foram mostradas as estruturas de utilidades (sistema de frio, caldeira e ar comprimido) e a Estação de Tratamento de Efluentes.

Segundo o professor, a percepção de todos foi de que a dedicação exigida nesse tipo de empreendimento leva ao comprometimento, fato ressaltado pelo funcionamento da empresa na noite da visita, devido a pedidos a serem atendidos. “Eduardo comentou que, hoje, toda sua produção está vendida, e agora ele e seu sócio verificam as melhores oportunidades de captação de leite e de diversificação da produção. Em breve a agroindústria deverá processar leite UHT, além de creme de leite”, ressalta Lehn.

Na opinião de Eduardo, “não se descarta a ampliação da quantidade de leite beneficiada por dia, até o limite em que se pode primar pela qualidade, pois este é o diferencial da empresa: a qualidade de seus produtos”. Para o professor Lehn, a visita técnica é uma ferramenta muito útil para os estudantes, pois busca aproximá-los de um possível campo de trabalho, com possibilidade de aquisição de conhecimento sobre a dimensão de determinados processos e de suas responsabilidades.

Escolha uma formação

Graduação presencial