Professora conquista título de doutora em Educação

Por Tuane Eggers

Postado em

A professora Sônia Elisa Marchi Gonzatti defendeu, na última quinta-feira, dia 18, sua tese de doutorado em Educação, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). A docente está vinculada, atualmente, aos cursos de Engenharia da Univates. Seu doutorado, iniciado em 2012, focou a linha de pesquisa “Formação, políticas e práticas”. Intitulado “Contribuições do Pibid para a formação inicial de professores: a terceira margem do rio”, seu trabalho teve como objeto de estudo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid.

Sônia investigou, em sua pesquisa, as principais contribuições do Programa para a formação inicial de professores, na perspectiva da inovação educativa. “Trabalhei com o subprojeto Interdisciplinar do Pibid/Univates, identificando tensionamentos, rupturas e inovações que estão sendo tecidos no âmbito desse Programa, que visa a intensificar a interação entre universidade e escola no que diz respeito à formação docente”, explica.

Ela conta que desenvolveu, ao longo da tese, uma metáfora da inovação como terceira margem, inspirada em um conto de João Guimarães Rosa (1988), na medida em que o Pibid, em seus objetivos e impactos, visa a tensionar os modelos de formação docente dominantes, inspirados em uma visão dicotômica e linear de ciência e conhecimento. “Como resultados destaco as rupturas e os tensionamentos que as práticas interdisciplinares desenvolvidas no âmbito desse subprojeto vêm provocando. É possível identificar uma concepção mais sistêmica e articulada do conhecimento, bem como experiências de aprendizagem que provocam diálogos interdisciplinares e aproximam, assim, diferentes campos do saber”, comenta Sônia.

A professora afirma, ainda, que as experiências “pibidianas” constituem uma experiência inovadora segundo uma perspectiva epistemológica, da inovação como o frágil equilíbrio entre a tradição e a mudança. “Por isso, na perspectiva da terceira margem, situo o Pibid como uma experiência de formação que aproxima olhares e perspectivas teóricas que intentam superar as dicotomias e hierarquizações inspiradas nos princípios positivistas da ciência moderna”, salienta Sônia.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação