Bicivates disponibiliza novo ponto de retirada

Por Tuane Eggers

Postado em

Com quase três mil cadastros e mais de seis mil utilizações, o sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates, o Bicivates, completa 14 meses de funcionamento em junho e recebe um novo ponto de retirada e devolução, localizado no Prédio 17. O projeto conta com 120 bicicletas e oferece uma alternativa sustentável e saudável para os deslocamentos dentro e fora do câmpus da Instituição, sendo gratuita a utilização para seus alunos, professores e funcionários.

Desde o início do Bicivates, o sistema conta com uma média de 23 compartilhamentos por dia útil, ou seja, dias com aula na Univates. Além de facilitar a locomoção entre os prédios, as bicicletas também costumam ser utilizadas para passeios externos, sempre dentro do tempo limite de quatro horas. O intercambista colombiano Jose Alberto Romaña Diaz é o usuário que lidera as utilizações até o momento: desde o lançamento do sistema, foram cerca de 150 retiradas.

Após cumprir as disciplinas necessárias para a grade curricular de seu curso de Psicologia, Diaz frequenta a disciplina de Leitura e Produção de Texto como aluno não-regular. “Resolvi continuar estudando para não perder o ritmo, além de desenvolver o português para poder prestar uma prova de proficiência no idioma, pois tenho o desejo de cursar um mestrado”, explica.

De acordo com Diaz, quando chegou a Lajeado, em fevereiro de 2014, tentou utilizar o sistema de transporte público, mas não teve sucesso. “Depois de alguns desencontros, percebi que não tivemos uma ‘empatia’, então resolvi que faria meus deslocamentos a pé mesmo. Quando surgiu o Bicivates, achei a ideia fantástica. Para mim, foi muito bacana, pois pude me mobilizar de forma mais rápida, além de colaborar com o meio ambiente”, ressalta.

O estudante conta que utiliza as bicicletas para diversos tipos de deslocamentos, sendo que começou a pedalar para ir ao centro da cidade cumprir afazeres cotidianos. “Depois, também comecei a usar para me deslocar a outros prédios. Como atuo em um projeto no Prédio 7 e frequento a academia, utilizo a bicicleta para ir até o Complexo Esportivo”, comenta Diaz.

Inspiração para outras universidades

Uma comitiva da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visitou a Univates, no último dia 10 de junho, para conhecer o sistema Bicivates, pois trabalha num projeto para implementar um sistema similar em seu câmpus. “Eles ficaram impressionados com o modelo da bicicleta e com o sistema de tranca, e disseram que encontraram aqui as melhores ideias para seu sistema”, comenta o gerente do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, Robledo Müller, que acompanhou a visita.

Univates & Você

Além da comunidade acadêmica, os interessados em utilizar as bicicletas podem aderir ao programa Univates & Você. Com a adesão, os usuários passam a usufruir da Biblioteca, dos laboratórios de informática, da pista atlética, entre outros benefícios. Os detalhes podem ser conferidos no site www.univates.br/univatesevoce.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação