Profissionalização no câmpus de Encantado

Por Nathália Lauxen

Postado em

Com inscrições abertas até 5 de julho, o curso técnico em Segurança do Trabalho será oferecido, também, no câmpus de Encantado, devido à demanda da comunidade local. Anunciada em 26 de maio pelo vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, a oferta de outros cursos técnicos na sede de Encantado depende de aprovação do Conselho Estadual de Educação.

O curso técnico em Segurança do Trabalho tem duração de dois anos e meio, com aulas à noite, e visa à formação de profissionais cuja atuação beneficie empresas e organizações com medidas de prevenção e proteção que minimizam perdas humanas, ao patrimônio, ao meio ambiente e ao processo produtivo. O mercado de trabalho para esse profissional está focado em empresas, prefeituras, indústrias, escolas e outras instituições que comportam maior número de pessoas.

A proposta dos cursos técnicos da Univates é qualificar alunos com conhecimentos teóricos e práticos, com ênfase no mercado de trabalho. Os interessados em se profissionalizar podem se inscrever pelo site www.univates.br/tecnicos. Para ingressar, é necessário estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.

Não há processo seletivo e cobrança de taxa de inscrição. Os candidatos inscritos devem efetuar matrícula nos dias 7 e 8 de julho, lembrando que a inscrição sem a efetivação da matrícula nas datas estipuladas não garante a vaga do estudante. O início das aulas está programado para 27 de julho.

Os documentos necessários para a matrícula consistem em fotocópia e original da carteira de identidade, do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), da certidão de nascimento ou casamento, do título eleitoral e do comprovante da última votação, quitação militar, certificado original de conclusão ou atestado de matrícula no Ensino Médio e uma foto 3x4.

Detalhes podem ser conferidos pelo site www.univates.br/tecnicos, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294, ou pelo e-mail cep@univates.br.

Outros projetos para o câmpus de Encantado

Para cursos direcionados ao agronegócio, o vice-reitor afirma que serão realizadas atividades pontuais de curta duração e, dependendo da adesão da população, será estudada uma proposta. Quanto à oferta de cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Cyrne explicou que ocorre inviabilidade devido aos cortes realizados pelo Governo Federal na área da educação. “Cerca de 30% do contingenciamento proposto pelo Governo Federal é de verbas relativas à educação”, afirmou ele.

Sobre o projeto de estudos sobre biogás, foi informado que já há equipamentos no local e que a falta de repasses do Governo Federal atrasou o início das atividades no câmpus e as negociações com as empresas, que estão revisando seus cronogramas de investimento.

Em relação ao curso de Medicina, o vice-reitor explicou que, em um primeiro momento, deve ocorrer, de forma natural, aproximação entre o curso e o Centro Regional de Oftalmologia, quando chegar o momento em que os estudantes iniciarem as atividades em áreas especializadas. Cyrne afirmou, ainda, haver interesse da Univates em realizar parceria com o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, cuja Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está sendo implantada. “Havendo reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação e mais leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis, poderemos ampliar o número de vagas para estudantes de Medicina”, explicou ele.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação