Projeto Carona: alternativa sustentável para ir e voltar da Univates

Por Nathália Lauxen/Tamara Bischoff

Postado em

O Rio Grande do Sul possui, atualmente, mais de seis milhões de veículos em circulação. Em Lajeado, cidade-polo do Vale do Taquari, são cerca de 60 mil veículos para uma população de aproximadamente 78 mil pessoas. Com esses números, o município tem um dos maiores índices de motorização do Estado, considerando-se as cidades com mais de 30 mil habitantes.

Hoje, cerca de 40% dos estudantes da Univates se deslocam até a Instituição utilizando veículo particular. Conforme levantamento realizado pelo setor de Engenharia e Manutenção da Instituição em 2014, uma média de dois mil veículos circula diariamente pelo câmpus.

Preocupada em melhorar o tráfego de veículos e facilitar o trânsito nas imediações da Instituição, a Univates oferece à comunidade acadêmica, desde 2009, o Projeto Carona. A iniciativa consiste em um sistema de busca e cadastro de caronas que oportuniza às pessoas encontrarem quem percorre o mesmo trajeto que elas e estabelecerem contato. A Univates foi pioneira no Rio Grande do Sul no oferecimento de um sistema próprio de cadastro de carona.

Uma das questões ambientais observadas para implantação do Projeto Carona foi a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, um dos principais causadores do efeito estufa. Por exemplo, se uma pessoa deixar de usar o carro para fazer um percurso de 6 km entre sua casa e o trabalho, durante o período de um ano, 480 kg de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera.

Para se cadastrar como caroneiro ou condutor, basta acessar www.univates.br/carona.

Texto: Nathália Lauxen/Tamara Bischoff

Escolha uma formação