Desafios e possibilidades da docência norteiam evento nacional

Por Nicole Morás e Tuane Eggers

Postado em

O V Seminário Institucional do Pibid/Univates e o III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica tiveram início nesta quinta-feira, dia 11, com o objetivo de discutir os desafios e as possibilidades da docência. A programação, que segue até sábado, dia 13, é composta por palestras, apresentação de trabalhos, oficinas e momentos culturais. O evento conta com cerca de 500 participantes de diversos estados brasileiros.

Na cerimônia de abertura, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, lembrou que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) era restrito às instituições federais e ressaltou o empenho do conjunto das instituições de ensino para que a prática também fosse possível em instituições comunitárias, como a Univates, e particulares. “O Pibid é essencial para a formação de professores e para a qualificação do ensino no país”, afirmou ele. Lazzari destacou ainda a participação de intercambistas no programa. “Eles aprendem conosco e nós também aprendemos com eles”, disse.

A coordenadora institucional do Pibid na Univates, Cristiane Hauschild, destacou a parceria do programa com os cursos de licenciatura da Instituição, com os Programas de Pós-Graduação em Ensino e em Ensino de Ciências Exatas, além do Observatório de Educação. Segundo a professora, foram aprovados 254 trabalhos, entre comunicações científicas, relatos de experiências e materiais didáticos. Ela lembrou, ainda, sobre a apresentação da peça “Uma história de amor”, que aborda a essência de ser professor e será realizada nesta sexta-feira, dia 12, às 19h30min, no Teatro da Univates.

Com extenso currículo, o doutor Marco Antônio Moreira proferiu a palestra de abertura, com o tema Aprendizagens significativas. “O número mais importante do meu currículo são os 50 anos que atuei em sala de aula como professor de Física”, acrescentou ele. Moreira apresentou os principais enfoques teóricos à aprendizagem e ao ensino, passando por conceitos como o condutivismo, o cognitivismo, o humanismo e o representacionismo, assim como seus desdobramentos.

“Nossa escola e a sociedade são comportamentalistas, pois estão treinando os alunos para provas, e agora para o Exame Nacional do Ensino Médio. Estamos treinando os cidadãos deste país para uma única prova”, analisou ele. O doutor acrescentou que a aprendizagem significativa não é novidade, mas é um desafio. “A escola não facilita o aprendizado, ela treina para que seja dada a resposta certa”, afirmou ele, fazendo referência a Wilhelm Wundt – um alemão de Leipzig que iniciou essa ideia em 1875.

Falando da visão clássica à crítica, Moreira apresentou o pensamento de David Paul Ausubel e a sua ideia de que o aprendizado ocorre a partir do conhecimento prévio do aluno. “Isso pode ser óbvio ou não, mas a escola não usa o óbvio. O dia em que isso ocorrer, haverá uma mudança radical”, acrescentou ele. No turno da tarde, foram realizadas apresentações de trabalhos, nos gêneros comunicação científica e relato de experiência.

O V Seminário Institucional do Pibid/Univates e o III Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica dirigem-se a professores e estudantes de graduação e de pós-graduação, professores da Educação Básica e demais profissionais e pesquisadores da área educacional. Os eventos seguem até o próximo sábado, dia 13, com extensa programação, que pode ser conferida em http://www.univates.br/seminariopibid.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe organizadora do evento, localizada na sala 201 do Prédio 3 (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS).

Participantes de diversos estados brasileiros

O evento conta com a participação de estudantes, professores e pesquisadores de diversos Estados brasileiros, como Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina. Entre eles, está a estudante Tamara Fontão Peixoto, que cursa Pedagogia no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

A acadêmica apresentou, na tarde desta quinta-feira, um projeto desenvolvido na escola em que trabalha, que envolve o ensino de “conceitos de mundo” aliados ao ensino de português e de matemática. Como exemplo, ela citou a ideia de sustentabilidade, que é trabalhada em conjunto com conceitos básicos. Na escola, seus alunos possuem uma horta, onde cultivam alguns alimentos. Mas, o espaço também serve como base para aprenderem conteúdos escolares. “A horta é só um pretexto para tirá-los da sala de aula e ensinar as coisas de forma mais prazerosa”, explica.

Tamara conta que ficou sabendo do evento pela internet, antes da divulgação ser feita pelos seus professores. “A primeira impressão que tive daqui é a organização da Univates, pois é uma instituição enorme. Outra coisa que me chamou a atenção foi o sotaque de vocês, além da temperatura que faz aqui, que é bem diferente do Espírito Santo”, comenta a estudante. Ela participa do Pibid há cerca de um ano e meio, e considera eventos como este uma forma de compartilhar experiências e saberes.

Texto: Nicole Morás e Tuane Eggers

Escolha uma formação