Acadêmicos de Farmácia e de Estética e Cosmética assistiram, nesta quinta-feira, dia 11, a uma palesta sobre a atividade do farmacêutico na pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos. A atividade teve a participação da farmacêutica especialista em Desenvolvimento de Produtos Maria Volpato Zagonel, que apresentou as diversas etapas da pesquisa e do desenvolvimento de novos produtos com base na sua experiência em pequenas e grandes empresas, como a Body Shop.
Maria apresentou a relação entre os diversos setores dentro das organizações, exemplificando como o marketing se relaciona com a produção em aspectos como a definição da embalagem e das linhas de produtos. Segundo ela, um produto em uma embalagem errada pode resultar em prejuízos financeiros e para a imagem da marca. “Por isso é importante fazer testes de compatibilidade, ou seja, o produto em relação à embalagem, além do teste de estabilidade do próprio produto”, destacou ela, reiterando a importância de um bom briefing para a elaboração do produto.
A farmacêutica afirmou ainda que existem diferenças entre os testes de estabilidade para medicamentos e para cosméticos. “Geralmente o prazo de validade é de dois anos, a partir do que a Anvisa preconiza no teste de estabilidade, em que os produtos são submetidos a situações extremas por três meses antes de serem lançados no mercado”, complementou. Ela ainda apresentou sua experiência como empresária da marca Maria Parafina, que ela e o marido lançaram recentemente para a comercialização de parafina em bastão.
Texto e fotos: Nicole Morás