Uso racional da água motiva ação do Sustentec II

Por -

Postado em

Objetivando conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral acerca do uso consciente e racional da água no cotidiano, o projeto de extensão Sustentec II realizou sua primeira ação em uma escola de Ensino Médio da região na última segunda-feira, dia 8. A atividade foi desenvolvida com 69 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin, de Teutônia.

A programação foi dividida em três etapas, sendo a primeira uma apresentação sobre o tema por meio de enfoque científico, dividida em tópicos, como: origem e ocorrência da água, o uso da água na produção dos bens materiais, soluções para a crise da água, previsões para os anos futuros e, também, sobre o panorama da água no Rio Grande do Sul.

Com o intuito de fixar essas informações e curiosidades acerca do tema, na segunda etapa os alunos participaram de um jogo de tabuleiro, em que grupos formados por estudantes responderam a questões e, conforme suas respostas, podiam ou não avançar no jogo. Por fim, foi aplicado questionário em formato virtual por meio de software desenvolvido no projeto, contendo questões específicas sobre a quantidade de água que cada indivíduo consome nas suas atividades diárias.

A ação foi acompanhada pela coordenadora do projeto, Luciane Massaro de Marque, pelos bolsistas Henrique Caumo e Thainan Brum, juntamente com a aluna voluntária Fernanda Wallauer, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Alunos dos cursos de graduação da Univates interessados em participar como voluntários podem entrar em contato pelo e-mail sustentec@univates.br.

Saiba mais
O objetivo geral do projeto de extensão Sustentec II é conscientizar e sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral acerca do uso consciente e racional da água no cotidiano, por ser um recurso natural finito e imprescindível à existência humana e de demais espécies. Dessa forma, as ações do projeto auxiliam na formação de profissionais mais humanos e solidários com as questões ambientais e sociais que envolvem todas as áreas do conhecimento.

Escolha uma formação

Graduação presencial