Projeto encerra oficinas de literatura com contação de histórias e poesias

Por -

Postado em

O último encontro da oficina  “A voz e o corpo dizendo a literatura”, realizada por meio do projeto de extensão Formas de leitura: dizer, escrever e olhar, ocorreu na última sexta-feira, dia 5. Durante a atividade, intitulada Contação de histórias e poesia falada: prática, os participantes foram divididos em dois grupos para apresentação de pequenas narrativas ou declamação de poemas. A ação objetivou que os integrantes da oficina mostrassem o que aprenderam ao longo dos encontros e que eles pudessem receber orientações da professora Rosiene Haetinger sobre suas apresentações.

Entre os poemas escolhidos houve obras de Alphonsus de Guimaraens, Casimiro de Abreu, Mário Quintana, Vinícius de Moraes, além de narrativas, como A princesa Maribel, de Patrícia & Javier Solchaga, e de uma mescla entre Janela de papel, de Valéria Belém, e Era uma vez, de Cacau Vilardo.

A atividade foi finalizada com a participação surpresa de Rosaria Garcia Costa, que trabalha na Biblioteca Municipal de Venâncio Aires e há muitos anos encanta adultos e crianças com suas histórias. Ela contou Palavras Aladas, uma história presente no livro Doze reis e a moça no labirinto do vento, de Marina Colasanti. Rosaria, juntamente com os acadêmicos Jean Michel Valandro e Monique Izoton, ainda falou sobre sua experiência com a contação de histórias e sobre os eventos dos quais já participou.

Oficina de literatura africana de Língua Portuguesa
A próxima oficina do projeto está agendada para o dia 19 de junho e terá como tema os contornos da literatura africana de Língua Portuguesa. A atividade é realizada com vistas à Lei 10.639/03, que determina a inclusão do ensino da História e Cultura Africana no currículo das escolas brasileiras, a fim de estimular valores como a diversidade e a apreciação da cultura negra. A oficina abordará panorama geral da literatura africana de Língua Portuguesa. Entre os temas que serão abordados estão a história e a cultura africana, sua mitologia e seus contos. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Mais informações pelo e-mail rosiene@univates.br.

Escolha uma formação

Graduação presencial