Dia do Meio Ambiente é marcado com palestra sobre arborização

Por Tamara Bischoff

Postado em

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates e os Diretórios Acadêmicos dos cursos de Biologia e Engenharia Ambiental promoveram, na noite da quarta-feira, dia 3, a palestra Arborização urbana moderna: refinando técnicas e otimizando resultados. O evento foi realizado no auditório do Prédio 7, com participação do biólogo diplomado pela Univates João Augusto Bagatini, que atua na Prefeitura de Nova Prata.

O objetivo da palestra foi levar ao público os mais modernos conceitos e técnicas relacionados ao tema, em uma abordagem que integrou o interesse coletivo, bom uso dos recursos públicos, resultados duradouros e mercado de trabalho para profissionais da área ambiental. Após a palestra, os participantes foram convidados a conhecer a coleção de tocos didáticos organizada por Bagatini, que está exposta no MCN e pode ser apreciada até o dia 19 de junho. Na oportunidade, a equipe do Museu distribuiu mudas de árvores nativas.

Mais informações podem ser obtidas com o Museu de Ciências Naturais, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504.

Saiba mais sobre a coleção de tocos didáticos

A coleção vem sendo montada desde o ano de 2005 a partir dos trabalhos de manejo e podas da arborização urbana de Nova Prata. Muito mais que uma Xiloteca (coleção de madeiras), esta coleção dá base prática em palestras, treinamentos e cursos, e tem o objetivo de retratar conceitos de arboricultura, técnicas corretas e incorretas de podas, problemas decorrentes de mau uso de ferramentas, estruturas internas de galhos etc.

Pretende-se sensibilizar o expectador quanto à importância de conhecer e aplicar as corretas técnicas de manejo vegetal difundidas pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, resultando em árvores sadias em sua totalidade, longevas e com o menor grau de risco possível.

Texto: Tamara Bischoff

Escolha uma formação