Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisadores são convidados a organizar catálogo de espécies brasileiras

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Pesquisadores do Laboratório de Acarologia da Univates foram convidados a organizar o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB), uma ferramenta on-line em desenvolvimento sobre espécies brasileiras. Os estudantes Matheus dos Santos Rocha e Guilherme Liberato da Silva, além da professora Liana Johann, serão especialistas responsáveis por grupos taxonômicos específicos no catálogo, devido às publicações de sua autoria relacionadas a esses grupos.

Com orientação do professor e pesquisador Noeli Juarez Ferla, o grupo taxonômico Cunaxidae ficará sob responsabilidade de Matheus, enquanto Guilherme será responsável pelo grupo Tydeoidea, e Liana, pelo grupo Stigmaeidae. O projeto foi lançado, recentemente, por meio de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), apoiada pelo Ministério de Ciências e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A ferramenta tem como objetivo oferecer uma interface funcional entre as decisões taxonômicas dos especialistas e as ações do governo brasileiro ligadas à gestão da biodiversidade e do meio ambiente. Ou seja, a partir de dados científicos já existentes das espécies brasileiras, a plataforma será base para propor ações que visam ao manejo e à conservação das espécies.

De acordo com o professor Ferla, coordenador do Laboratório de Acarologia, o projeto é bastante abrangente e vem contando com a colaboração de um grande número de pesquisadores. “Fazer parte do CTFB representa para o laboratório o reconhecimento de nosso trabalho com representantes da acarologia brasileira. Também coloca sobre nós a responsabilidade de informar a todos sobre novas descrições de espécies das famílias de ácaros no Brasil”, explica.

Ferla conta que ficou muito feliz com o convite, pois demonstra o reconhecimento brasileiro da capacidade na formação intelectual e científica dos pós-graduandos e pesquisadores associados ao Laboratório de Acarologia. Matheus acrescenta que também sente-se honrado em poder participar de um projeto desse nível. “A oportunidade de auxiliar no projeto também servirá para abrir portas para possíveis parcerias de pesquisa. Outro ponto extremamente importante é que o envolvimento nesse projeto auxiliará nas seleções de doutorado que farei no próximo ano”, comemora o pesquisador.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.