Aula show da Univates traz grupo “Los 3 Plantados”

Por Nathália Lauxen

Postado em

O Teatro da Univates recebe, em 24 de junho, a aula-show do grupo “Los 3 Plantados”, a partir das 19h30min. A atividade englobará palestra ministrada pelo médico pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, José Camargo, que também é referência na área de doação de órgãos e tecidos.

Direcionado à comunidade em geral, o evento é gratuito. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Alunos da Univates devem apresentar o Cartão Institucional para registrar presença. Mais detalhes estão disponíveis pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945.

Los 3 Plantados

Bebeto Alves, King Jim e Jimi Joe, figuras conhecidas do cenário musical gaúcho, têm, além da arte, outro fator em comum: são transplantados. Bebeto e King Jim receberam fígados e Jimi Joe, um rim. No Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, eles lançaram um novo trabalho em edição especial do Ecarta Musical, promovido em conjunto com o Cultura Doadora, também projeto da Fundação Ecarta: o showLos 3 Plantados”. No repertório, composições feitas exclusivamente por eles para esse projeto, além de sucessos de suas carreiras individuais.

Os três músicos já se conheciam, mas nunca haviam trabalhado juntos. Em 2013, ano em que todos passaram por transplantes, surgiu a ideia de formar a banda como uma maneira de o trio expressar gratidão e alegria pela chance de continuar suas vidas e carreiras, além de buscar sensibilizar a sociedade para a doação de órgãos.

José Camargo
Idealizador e dirigente do Centro de Transplantes da Santa Casa de Porto Alegre, tem centenas de publicações científicas e já proferiu cerca de 900 conferências, em 22 países. Foi pioneiro em transplante de pulmão na América Latina, em 1989, tendo realizado cerca de 300 transplantes de pulmão e sendo o único a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos.

Projeto Cultura Doadora

O projeto Cultura Doadora consiste em contribuir para a formação da cultura de solidariedade e da proatividade para a doação de órgãos e tecidos, assim como na qualificação da infraestrutura de atendimento à saúde no Rio Grande do Sul. O projeto é dirigido a professores e a instituições educacionais.

A Fundação Ecarta

A Fundação Cultural e Assistencial Ecarta é uma entidade instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS). Seu nome, Ecarta, é composto pelas iniciais das atividades que desenvolve: Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência.

Tem como missão a promoção das atividades voltadas à qualificação da educação e a ampliação dos espaços e das oportunidades de acesso à arte, à cultura e à recreação, assim como iniciativas de caráter assistencial.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação