Autoavaliação Institucional pode ser respondida até o próximo domingo

Por Nicole Morás

Postado em

Diversas melhorias são realizadas a partir do que é apontado na Autoavaliação Institucional da Univates, uma pesquisa realizada com a comunidade acadêmica com o objetivo de levantar informações importantes para o desenvolvimento e gerenciamento da Instituição. Um dos exemplos é a ampliação do número de renovações on-line para materiais retirados na Biblioteca da Instituição, que foi aumentado de três para cinco vezes desde o início de maio.

Conforme a gerente da Biblioteca, Ana Paula Lisboa Monteiro, essa medida facilita as renovações e concede prazos de empréstimo maiores, caso o material não tenha reserva. “Dessa forma, o aluno da graduação e de cursos técnicos terá até 42 dias para realizar sua leitura e pesquisa e o formando, 84 dias”, afirma ela.

Outras iniciativas foram realizadas a partir dos resultados da Autoavaliação Institucional, como a reestruturação do Laboratório de Fisiologia do Exercício, solicitada especialmente pelos acadêmicos do curso de Educação Física (bacharelado/licenciatura). Já o curso de Letras promoveu a atualização do seu projeto pedagógico antecipando algumas disciplinas de estágio para os primeiros semestres do curso, atendendo à solicitação de alunos e egressos. Medida semelhante foi implantada pelo curso de Psicologia, com a criação das disciplinas de Prática Investigativa I e II, para serem ofertadas no início do curso.

No que se relaciona à infraestrutura, muitas foram as ações implementadas com base nos dados da Autoavaliação: qualificação da rede wireless, criação das salas temáticas e ampliação das paradas de ônibus. Outro exemplo é a ampliação do horário de atendimento da Biblioteca, que se estendeu para sábados à tarde.

A Autoavaliação Institucional pode ser preenchida por alunos e professores até o próximo domingo, dia 7, por meio do link www.univates.br/avaliacao. O formulário contempla questões relacionadas às disciplinas, aulas, cursos e professores. Já os funcionários podem responder à avaliação de clima pelo mesmo link. A identidade dos participantes é mantida em sigilo para garantir a segurança e proporcionar espaço aberto a opiniões, críticas e sugestões.

Concomitante ao preenchimento da pesquisa, o setor de Avaliação Institucional também divulga o Informe da Autoavaliação Institucional, que neste semestre passa a ser uma publicação totalmente digital, inclusive em formato responsivo, assim como o site da Univates. No link https://www.univates.br/noticias/jornal-da-avaliacao, foram publicadas as principais questões apontadas na última pesquisa, realizada entre setembro e novembro de 2014.

Mais informações podem ser obtidas com o setor de Avaliação Institucional, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5320, ou pelo e-mail avaliacao@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação