Projeto promove vivência da Matemática com estudantes de Ensino Médio

Por -

Postado em

No dia 26 de maio, o projeto de extensão “4º Arquitetando” da Univates recebeu duas turmas de 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Érico Veríssimo, de Lajeado, para desenvolver um jogo de tabuleiro, que simula o quarteirão de uma cidade. Os alunos, divididos em equipes, movimentavam as peças do jogo e executavam tarefas matemáticas pré-definidas, que abordam cálculo (mental e manuscrito), estimativa, lógica e motricidade.

A intenção do projeto é fazer com que os estudantes da escola básica suscitem novos sentidos para os conteúdos que estão aprendendo e percebam as diferentes aplicabilidades e a importância desses assuntos para a vida cotidiana que, muitas vezes, são desconhecidas. O desenvolvimento da atividade também propiciou a aproximação dos alunos de Ensino Médio com a Univates, por meio de vivências práticas da área da Matemática vinculadas a diversos cursos de graduação do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e o convívio com graduandos voluntários, com formação em oficina prévia também oferecida no conjunto da proposta.

Ao longo deste ano, a equipe que compõe o “4º Arquitetando” atuará com várias turmas de Ensino Médio e Fundamental das regiões do Vale do Taquari e do Rio Pardo. A atividade é gratuita e recebe inscrições das escolas interessadas pelo e-mail arquitetando@univates.br.

Escolha uma formação

Graduação presencial