Univates anuncia curso técnico para Encantado

Por Nicole Morás

Postado em

O vice-reitor da Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne, recebeu, na última terça-feira, dia 26, a Comissão de Educação de Encantado. O encontro foi uma continuação da primeira reunião, realizada no ano passado, com o objetivo de acompanhar o andamento das propostas para a revitalização do câmpus de Encantado.

De acordo com Cyrne, a oferta de cursos técnicos depende de aprovação do Conselho Estadual de Educação, de modo que já foi deferida a proposta para o curso de Segurança do Trabalho – que volta a ser oferecido em Encantado a partir do segundo semestre de 2015, havendo demanda por parte da comunidade. Para cursos voltados ao agronegócio, o vice-reitor afirmou que serão realizadas atividades pontuais de curta duração e, dependendo a adesão da população, será estudada uma proposta. Quanto à oferta de cursos técnicos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Cyrne explicou que ocorre uma inviabilidade em função dos cortes realizados pelo Governo Federal na área da Educação. “Cerca de 30% do contingenciamento proposto pelo Governo Federal é de verbas relativas à Educação”, afirmou ele.

Sobre o projeto de Biogás, foi informado que já há equipamentos no local e que a falta de repasses do Governo Federal atrasou o início das atividades no câmpus, bem como as negociações com as empresas, que estão revisando seus cronogramas de investimento.

Em relação ao curso de Medicina, o vice-reitor explicou que, em um primeiro momento, deve ocorrer, de forma natural, uma aproximação entre o curso e o Centro Regional de Oftalmologia, quando chegar o momento em que os estudantes iniciem as atividades com áreas especializadas. Cyrne afirmou ainda haver interesse da Univates em uma parceria com o Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, cuja UTI está sendo implantada. “Havendo reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação e mais leitos do SUS disponíveis, poderemos ampliar o número de vagas para estudantes de Medicina”, explicou ele.

Participaram do encontro os vereadores Jonas Calvi, Luciano Moresco, Sandra Vian e Adroaldo Conzatti, além do vice-prefeito José Calvi e do secretário de Desenvolvimento do muinicípio, Roberto Pretto.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação