Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professora integra publicação sobre fotografia pinhole no Brasil

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

A professora Paula Quintana de Oliveira Biazus, que ministra disciplinas de fotografia para os cursos de Comunicação Social da Univates, foi convidada a integrar uma publicação sobre fotografia pinhole praticada no Brasil. O livro intitulado “Possibilidades da Câmera Obscura” foi lançado, no mês de março, na Biblioteca Parque, no Rio de Janeiro.

De acordo com Paula, o livro preenche uma lacuna na bibliografia sobre a produção da fotografia brasileira. “Não havia uma publicação que contemplasse a fotografia pinhole praticada no Brasil. Esse tipo de fotografia não utiliza câmeras com lentes para obtenção de imagens, mas sim câmeras com um pequeno orifício feito com agulha”, explica.

A professora conta que a organizadora do livro, Ana Angélica Costa, além de fotógrafa, tem realizado um belo trabalho de pesquisa sobre a prática da fotografia pinhole na fotografia contemporânea brasileira. O resultado está no livro, que reúne ensaios e textos de diversos artistas. Paula participou da publicação com o ensaio fotográfico intitulado “Espera”, realizado em conjunto com seu marido, Rafael Johann, que também é fotógrafo, durante a gestação de seu primeiro filho.

O casal fotografou com câmeras construídas a partir de latas e utilizou papel fotográfico preto e branco como negativo. “Esse ensaio tem um tom emocional muito forte porque o desfecho da gravidez não foi o esperado e acabamos perdendo o João Francisco com poucos dias de vida. Assim, decidir publicar esse trabalho foi uma forma de homenageá-lo e poder deixar registrada a sua presença conosco”, afirma Paula.

No lançamento do livro, foram realizadas oficinas sobre as possibilidades do uso da câmera escura nas artes e na educação, além de palestra com as curadoras Ângela Peregrino e Nadja Magalhães, conversa com os autores presentes e sessão de autógrafos para a obra distribuída no local. Em breve, o livro estará disponível para retirada na Biblioteca da Univates.

A obra recebeu patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do Edital de Fomento à Cultura Carioca 2013 na categoria de Artes Visuais, e da Funarte, por meio do XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.