Professora integra publicação sobre fotografia pinhole no Brasil

Por Tuane Eggers

Postado em

A professora Paula Quintana de Oliveira Biazus, que ministra disciplinas de fotografia para os cursos de Comunicação Social da Univates, foi convidada a integrar uma publicação sobre fotografia pinhole praticada no Brasil. O livro intitulado “Possibilidades da Câmera Obscura” foi lançado, no mês de março, na Biblioteca Parque, no Rio de Janeiro.

De acordo com Paula, o livro preenche uma lacuna na bibliografia sobre a produção da fotografia brasileira. “Não havia uma publicação que contemplasse a fotografia pinhole praticada no Brasil. Esse tipo de fotografia não utiliza câmeras com lentes para obtenção de imagens, mas sim câmeras com um pequeno orifício feito com agulha”, explica.

A professora conta que a organizadora do livro, Ana Angélica Costa, além de fotógrafa, tem realizado um belo trabalho de pesquisa sobre a prática da fotografia pinhole na fotografia contemporânea brasileira. O resultado está no livro, que reúne ensaios e textos de diversos artistas. Paula participou da publicação com o ensaio fotográfico intitulado “Espera”, realizado em conjunto com seu marido, Rafael Johann, que também é fotógrafo, durante a gestação de seu primeiro filho.

O casal fotografou com câmeras construídas a partir de latas e utilizou papel fotográfico preto e branco como negativo. “Esse ensaio tem um tom emocional muito forte porque o desfecho da gravidez não foi o esperado e acabamos perdendo o João Francisco com poucos dias de vida. Assim, decidir publicar esse trabalho foi uma forma de homenageá-lo e poder deixar registrada a sua presença conosco”, afirma Paula.

No lançamento do livro, foram realizadas oficinas sobre as possibilidades do uso da câmera escura nas artes e na educação, além de palestra com as curadoras Ângela Peregrino e Nadja Magalhães, conversa com os autores presentes e sessão de autógrafos para a obra distribuída no local. Em breve, o livro estará disponível para retirada na Biblioteca da Univates.

A obra recebeu patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio do Edital de Fomento à Cultura Carioca 2013 na categoria de Artes Visuais, e da Funarte, por meio do XIII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação