Acadêmicos se destacam em concursos nacionais

Por Nicole Morás

Postado em

Dois estudantes da Univates tiveram trabalhos relacionados às suas áreas de estudos selecionados para importantes eventos nacionais. Acadêmico de Design Alexsander Wildner está entre os seis selecionados para participar do Adrenalina Pura, em que serão apresentadas algumas manipulações digitais realizadas com o software Adobe Photoshop. O concurso integra o Photoshop Conference – o maior curso de Photoshop da América Latina, que ocorre até a próxima quarta-feira, dia 27, em Campinas, São Paulo.

Já o acadêmico de Jornalismo e funcionário da TV Univates Ronaldo Ely Rempel teve duas reportagens selecionadas: uma para o Prêmio Universitário Rodolfo Lima Martensen, no qual ele se sagrou vencedor na última sexta-feira, dia 22, e o outro para o XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul). A primeira premiação foi promovida pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), de Porto Alegre, e fez parte do Open Espm - evento que reúne palestras, oficinas, além da competição entre trabalhos desenvolvidos por estudantes universitários. Com a reportagem “Caminho do Leite”, Rempel foi o vencedor na categoria Grande Reportagem em Vídeo.

“Acompanhei a ordenha das vacas em uma propriedade rural em Arroio do Meio e o transporte do produto até uma cooperativa leiteira e toda sua industrialização. O material aborda questões como agropecuária, higiene no manuseio de alimentos, logística de transporte e ainda a relevância da cadeia leiteira para a região, sendo o último aspecto o fator decisivo para a reportagem: o Vale do Taquari é responsável por 9% de toda a produção de leite do estado. O material foi produzido para a TV Univates e a Rede Prosa”, afirmou ele, referindo-se à Rede de TVs Universitárias do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas.

Já no Intercom Sul, Rempel é finalista na categoria Reportagem em Telejornalismo com o trabalho Presídio Modelo na Recuperação dos Apenados em Arroio do Meio – RS. “O presídio é considerado modelo pois desenvolve cursos profissionalizantes e atividades de alfabetização. Com isso o índice de reincidência dos detentos é de quase 0%.

Na reportagem eu entrevisto os profissionais desse local e também dois detentos que contam as perspectivas de vida fora da prisão”, explica. Além da reportagem, o acadêmico precisou enviar um artigo científico para explicar a matéria, que será apresentada no próximo dia 5 de junho, em Joinville, Santa Catarina, sendo o resultado divulgado no dia seguinte à apresentação. Ambas as reportagens foram produzidas para a TV Univates e reproduzidas pelo Canal Futura.

Texto: Nicole Morás

Escolha uma formação