Acadêmicos de Letras elaboram materiais para ensino de Língua Portuguesa

Por Tuane Eggers

Postado em

Mais uma atividade vinculada ao projeto do curso de Letras para auxiliar os imigrantes haitianos da região do Vale do Taquari foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 22. Uma oficina de elaboração de material didático foi ministrada pela coordenadora da Comissão Técnica do Exame Celpe-Bras (que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), professora Juliana Schoffen.

O evento iniciou com uma discussão teórica sobre materiais didáticos e a análise de sua eficiência para a finalidade proposta. Em seguida, foi realizada uma atividade prática, com preparação de materiais didáticos a partir de textos em português trazidos por Juliana para serem aplicados nesse propósito, voltados à aprendizagem de Língua Portuguesa para os imigrantes haitianos.

Outras atividades do projeto foram realizadas nesta semana, sendo que na segunda-feira, dia 18, iniciaram as aulas de português para os haitianos. Em parceria com a Prefeitura de Lajeado, os encontros ocorrem na escola Castelo Branco, localizada no centro da cidade. Foram formados três grupos com 20 alunos cada.

Já na quinta-feira, dia 21, foi realizado mais um encontro do “Fórum de Estudos: formação de professores de Língua Portuguesa como Língua Adicional”, que ocorrem, quinzenalmente, na Univates, e seguem até o mês de dezembro. Conforme a professora Graziela Jacques Prestes, alguns haitianos conseguiram um livro didático específico de português para estrangeiros. No entanto, ainda faltam exemplares. Os interessados em colaborar podem contatar o representante dos haitianos na região, Rener Saimon, que atua como funcionário da Prefeitura de Lajeado.

A professora Graziela ressalta que a atividade proporcionada por Juliana é um privilégio para a Univates e um evento muito importante para a região. “Considerando que ela coordena a Comissão do Celpe-Bras, não conheço no estado alguém que tenha feito tamanha articulação com os estrangeiros. Então, é um privilégio tê-la aqui conosco”, destaca ela.

Conforme a professora, o caráter do projeto é totalmente social, já que todos os envolvidos (cerca de 25 no total) estão atuando de forma voluntária. “As pessoas estão tendo a oportunidade de obter uma formação de professores de Português como Língua Adicional, então é uma oportunidade única, tanto para os estrangeiros quanto para nossos estudantes”, completa.

Interessados em participar das atividades podem se inscrever pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5553.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação