Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Estudantes de Letras realizam ação interdisciplinar em estágio

Por Tuane Eggers

Postado em


Compartilhe

Com o objetivo de transcender as leituras tradicionais presentes no cotidiano escolar e explorar novas possibilidades, três estudantes do curso de Letras da Univates abordaram, em seu projeto de estágio de Literatura no Ensino Fundamental, o tema literatura de cordel. A atividade, no entanto, contou com uma ação criativa e interdisciplinar, em parceria com os cursos de Design de Moda e de Gastronomia.

As acadêmicas Beatriz Freire, Daniela Bizarro e Fabiane Goergen buscaram, com a iniciativa, ampliar os horizontes literários e culturais de seus alunos de Ensino Fundamental. Para isso, contataram a professora Cláudia Foletto, que ministra a disciplina Tecnologia Têxtil, para coordenar uma atividade de criação envolvendo estudantes de Design de Moda.

Com pesquisa prévia realizada pelas acadêmicas de Letras, a turma de Tecnologia Têxtil foi convidada a criar e desenvolver roupas para Barbie e Ken, a partir da literatura de cordel. O tema escolhido para a mostra foi o Cangaço. Na pesquisa, foram observados aspectos como o vestuário dos cangaceiros, tipos de tecidos que utilizavam, quem desenhava e modelava suas roupas.

A atividade resultou em uma exposição que pode ser conferida no hall do Prédio 12 da Univates. A mostra foi levada para a escola Castelo Branco e será exposta, no dia 3 de junho, na escola Santo André, ambas localizadas em Lajeado, juntamente com pôsteres cedidos pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e cordéis produzidos pelos estudantes das escolas.

A iniciativa também contou com uma participação especial do acadêmico Rafael Maccari, do curso de Gastronomia da Univates, que foi convidado a preparar tapioca, iguaria tipicamente brasileira, na escola Santo André. Ele conta que recebeu com o convite com o desafio de passar para as crianças conhecimentos sobre os sabores da região estudada, com um prato simples que remetesse ao sabor. “Simplesmente ler e olhar gravuras seria mais cômodo, mas com esse projeto as crianças tiveram contato com os bonecos vestidos à caráter e, para encerrar, descobriram um pouco dos sabores locais. O método de ensino fez com que as crianças se interessassem e tivessem curiosidade pelo aprendizado”, ressalta Maccari.

A acadêmica Daniela acrescenta que as duas atividades foram fundamentais para o estágio, pois possibilitaram algo significativo ao trabalho desenvolvido. “Foi uma atividade maravilhosa, que proporcionou a todos nós conhecermos um pouco mais sobre a cultura nordestina”, completa a estudante.

Saiba mais sobre a literatura de cordel

A literatura de cordel é um tipo de poesia folclórica e popular que tem suas raízes no nordeste brasileiro. Em Portugal, tinha-se a tradição de pendurar os folhetos de cordel em barbantes, e essa tradição se espalhou pela região brasileira, tendo sua denominação herdada dos portugueses. Porém, a tradição do barbante não se manteve.

Na segunda metade do século XIX, os folhetos já possuíam as características do Brasil e os temas eram variados: fatos cotidianos, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre tantos outros. As façanhas do cangaceiro Lampião e o suicídio do presente Getúlio Vargas são alguns dos assuntos de cordéis que tiveram maior tiragem no passado, pois se tratam de fatos importantes para o país.

No início, os folhetos costumavam ser vendidos pelos próprios autores, em mercados e feiras, e ainda hoje podemos encontrar os exemplares em lonas, malas estendidas nas feiras populares ou pendurados e cordões. Os folhetos são ilustrados com o processo de xilogravura. Atualmente, os principais assuntos retratados nos livretos são: festas, política, secas, disputas, brigas, milagres, vida dos cangaceiros, atos de heroísmo e mortes de personalidades.

Texto: Tuane Eggers

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar

Escolha uma formação

Escolha uma formação

Graduação presencial

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Graduação à distância - EAD

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos Técnicos

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Mestrados e Doutorados

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Especializações/MBA

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.

Cursos de Idiomas e Educação Continuada

Cursos de graduação nas modalidades de educação presencial.