Chico Montenegro estimula pensamento empreendedor em palestra

Por Nathália Lauxen

Postado em

Promovida pelo Diretório Acadêmico do curso de Administração de Empresas da Univates, a palestra “Criando um caminho empreendedor”, ministrada pelo empreendedor digital Chico Montenegro, lotou o auditório do Prédio 7. Estudantes e docentes de diversos cursos de graduação prestigiaram a atividade na última quinta-feira, dia 21.

Com humor, Montenegro apresentou-se aos presentes e contou sobre as funções exercidas atualmente por ele: além de empreendedor digital, é palestrante, instrutor de cursos e ProBlogger. Criado por família humilde em São Paulo, ele começou a empreender aos 20 anos, de forma inusitada. Após afastar-se do trabalho na área de Comércio Exterior devido aos problemas de saúde da irmã, encontrou na mãe – que atuava como doméstica, na época – a inspiração para trabalhar de forma autônoma.

Há 12 anos, ele tinha noções de como criar sites e começou a oferecer serviços de web para empresas do bairro em que vivia. Com a rentabilidade, abriu a empresa Plugaweb e, dois anos depois, vendeu-a para o jornal do bairro. Montenegro, então, trabalhou em diversos lugares. Porém, percebeu que deveria investir no empreendedorismo, conforme feito anteriormente na Plugaweb.

A partir disso, começou a estudar o que os americanos compartilhavam sobre redes sociais, em 2007, e passou a aplicar no Brasil os conhecimentos adquiridos. Em 2009, criou o blog MídiaBoom, no qual escreviam 70 funcionários de todo o país, contratados via internet. “É possível empreender de várias formas. Eu fui aprendendo”, destacou.

Segundo o palestrante, empreender consiste em “sair da zona de conforto”, acreditar nas próprias ideias, não seguir o que todas as pessoas fazem, fazer o “mesmo” de um jeito diferente e, principalmente, inovar. “Seus sonhos não estão no sofá. Você decide como será o seu dia, seja ele tradicional ou empreendendo, há desafios nos dois lados”, complementou.

Montenegro também citou MindSet, uma forma de configuração da mente. Conforme ele, o mundo não é como é, mas como as pessoas são, visto que a percepção varia para cada indivíduo. “Não há como modificar a mente do outro, mas nós podemos mudar as nossas para algo”, observou.

Atualmente, Montenegro desenvolve o projeto #OlheForadaCaixa, que se fundamenta em encontrar novas possibilidades na vida profissional, com estímulos na felicidade e propósitos consistentes.

Texto: Nathália Lauxen

Escolha uma formação