Curso gratuito promove qualificação profissional de pessoas com deficiência

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de promover a qualificação profissional de pessoas com deficiência, levando em consideração as dimensões ética, cognitiva, social e cultural e buscando o desenvolvimento dos aprendizes, a Univates oferece a terceira edição do curso gratuito Aprendizagem Assistente Administrativo para Pessoas com Deficiência. Os interessados podem efetuar sua inscrição até o dia 10 de julho.

O curso de Aprendizagem, inicialmente pensado pelo Ministério do Trabalho para a aprendizagem de pessoas de 14 a 24 anos, teve sua proposta ampliada para oferecer a pessoas com deficiência de qualquer idade a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Conforme a coordenadora, professora Morgana Domênica Hattge, as duas edições anteriores mostram que a possibilidade de realizar um curso aliando teoria e prática, com o acompanhamento individualizado, oportunizou a algumas pessoas aceitarem o desafio de buscar inserção profissional.

Morgana explica que, durante o curso, o aprendiz assina contrato de trabalho com uma empresa, na qual realiza as aulas práticas do curso, recebendo salário compatível com a carga horária semanal desenvolvida. No entanto, caso o aprendiz receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), ele pode receber os dois vencimentos, sem interrupção do pagamento do benefício. “Após a conclusão do curso, a maioria dos aprendizes tem sido contratada para continuar trabalhando na empresa, porém na condição de funcionários efetivos”, comenta.

A professora acompanha o desenvolvimento do curso desde 2012 e percebe que, tanto para os aprendizes quanto para as empresas, assim como para a Univates, como instituição formadora, a experiência tem sido muito positiva. “Os aprendizes expandem seus horizontes, passam a vislumbrar um processo formativo que se estende para além do curso e a possibilidade de estabelecer uma carreira profissional”, destaca Morgana.

De acordo com ela, as empresas têm sido parceiras e a contratação de pessoa com deficiência por meio do contrato de aprendizagem possibilita que a organização tenha o devido tempo e acompanhamento para realizar as adaptações necessárias para que o desempenho na função seja o mais adequado. “De nossa parte, a cada dia confirmamos aquilo que nos motivou a criar essa proposta: nossas organizações só crescem com as diferenças. Cada pessoa que passa a fazer parte de um novo grupo de trabalho torna esse grupo outro, pois leva suas experiências, suas inseguranças, seus saberes, suas potencialidades. Isso nada tem a ver com a deficiência, diz respeito à diferença que constitui a todos”, completa a professora, acrescentando que aprender, trabalhar e conviver é sempre um grande desafio, independente das diferenças existentes.

Inscrições ocorrem até 10 de julho

As aulas ocorrerão entre agosto de 2015 e dezembro de 2016 e serão realizadas em três módulos: o primeiro ocorre de segunda a sexta-feira, enquanto o segundo e o terceiro módulos ocorrem às segundas e às quartas-feiras, sempre no turno da tarde, das 13h30min às 17h30min. Os interessados devem efetuar sua inscrição na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1 (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS), mediante apresentação de documento de identidade, declaração da empresa em que serão realizadas as atividades práticas e laudo médico atestando a deficiência.

Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail extensao@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação