Estudantes podem cursar disciplinas oferecidas em Língua Inglesa e Espanhol

Por Tuane Eggers

Postado em

Para dar continuidade à proposta de internacionalização e incentivar a aprendizagem da Língua Inglesa, a Univates oferece, no próximo semestre, mais opções de disciplinas ministradas nesse idioma. Entre elas, “Sociologia Aplicada ao Direito”, nas quintas-feiras à noite, e “Sociologia e Antropologia”, aos sábados pela manhã. Ambas serão ministradas pelo professor Gabriel Eidelwein.

Segundo o docente, a fluência no idioma não é um requisito para a matrícula. Pelo contrário: um dos objetivos da oferta de disciplinas em Língua Inglesa é contribuir para que os acadêmicos que possuem alguma iniciação no idioma possam expor-se à língua e exigirem-se em uma situação de estudos oficial, de modo a contribuir para a aquisição da fluência. “Naturalmente, o perfil do aluno nessas disciplinas é variado, mas imagina-se que sejam estudantes com aspirações internacionais. A oferta de disciplinas em inglês integra o esforço de internacionalização realizado, como um todo, pela comunidade da Univates”, ressalta.

De acordo com Eidelwein, “Sociologia Aplicada ao Direito” está diretamente relacionada às disciplinas “Teoria Política” ou “Teoria do Estado”. Portanto, os acadêmicos que se identificam com estas podem sentir-se também atraídos por aquela. A grande diferença de enfoque é que essa disciplina oferecida em Língua Inglesa é concentrada na análise dos operadores jurídicos, suas ideologias, a forma de recrutamento dos juízes, as diferenças culturais jurídicas internacionais em perspectiva comparada, entre outros. “Além disso, focamos na leitura ‘culturalista’ da problemática atual dos Direitos Humanos – ou seja, esses direitos vistos a partir de diferentes culturas e ‘contra’ a ideologia da universalidade dos valores ocidentais”, explica o professor.

Já “Sociologia e Antropologia” é uma disciplina introdutória ao pensamento social, que pode interessar a estudantes de qualquer área. “Ela contempla o que há de mais clássico na teoria social, como os chamados ‘pais fundadores’, que seriam Montesquieu, Marx, Weber, Durkheim, Tocqueville etc., até autores ‘contemporâneos’, como Foucault, Bordieu, Maffesoli e Bauman”, comenta Eidelwein. Além disso, a disciplina também aborda temas contemporâneos, como a revolução nos papéis de gênero, a simbologia do consumismo e o pensamento social brasileiro, por meio de autores como Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta.

Além das tradicionais disciplinas oferecidas em Língua Inglesa pelo curso de Letras e das citadas anteriormente, outras opções serão oferecidas no idioma no próximo semestre: “Empreendedorismo”, ministrada por Eloni José Salvi; “Temas Contemporâneos”, por Maria Teresa Bizarria; “Environment and Health Issues”, por Ivan Bustamante Filho e Walter Beys da Silva; e “Química Geral”, por Lucélia Hoehne.

Se as alternativas não aparecerem no sistema para os estudantes interessados, a matrícula pode ser realizada mediante protocolo feito no setor de Atendimento ao Aluno, localizado no auditório do Prédio 3. O pedido será encaminhado e analisado pela coordenação do curso do acadêmico.

Horários do segundo semestre podem ser conferidos

Estão disponíveis para consulta, no Universo Univates, os horários das disciplinas dos cursos de graduação, sequencial e técnicos, assim como os turnos de atendimento dos coordenadores para orientação de matrículas para o segundo semestre de 2015. As matrículas ocorrem entre os dias 25 de maio e 7 de junho, e as aulas iniciam no dia 27 de julho. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone 0800 7 07 08 09.

Disciplinas em espanhol e em alemão

Além das disciplinas de "Sociologia Aplicada ao Direito", "Sociologia e Antropologia" e "Temas Contemporâneos", a área de Humanidades da Univates está oferecendo também uma disciplina de "Sociologia e Antropologia", ministrada pela professora Margarita Gavíria Mejía, pela primeira vez, em espanhol. Além disso, para o semestre 2016/A, há planos de oferecer a disciplina de "Filosofia e Ética" em alemão.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação