Alunos de Educação Física participam de palestra sobre o CREF

Por Tuane Eggers

Postado em

Com o objetivo de possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Educação Física – licenciatura e bacharelado conhecer o papel do Conselho Regional de Educação Física, a Univates promoveu, na noite desta segunda-feira, dia 18, a palestra “Conexão CREF – O papel do Conselho: questões legais, éticas e valorização profissional”. A atividade foi ministrada pela presidente do CREF2/RS, Carmen Masson, pela fiscal Fernanda Rodrigues e pela representante jurídica Cristiane Costa Almeida.

No início do evento, Carmen ressaltou que a regulamentação da profissão foi resultado de muita luta, na qual ela mesma esteve envolvida por anos. Após exibirem um vídeo institucional do Conselho, a presidente explicou que, diferente de um sindicato, a função do CREF é regulamentar a profissão e fiscalizar sua execução. “Temos alguns processos éticos contra maus profissionais. São coisas que acabam denegrindo a profissão e não podemos deixar que isso aconteça”, destacou ela.

De acordo com Carmen, a cidade de Porto Alegre foi a primeira do Brasil a ter uma lei que exige a obrigatoriedade da Educação Física em todas as séries da Educação Básica. “Estamos em uma luta pela obrigatoridade da Educação Física em todo o país. Está para ser votada no Congresso Nacional”, comentou.

Recentemente, os representantes dos Conselhos realizaram uma caminhada em Brasília para criar uma frente parlamentar nacional. Segundo a presidente, muitos deputados estão aderindo à ideia e defendendo a pauta no Congresso. Ao exibirem um vídeo feito na caminhada, Carmen destacou que “essa é uma das funções do conselho: trabalhar para ampliar o campo de atuação”.

Texto: Tuane Eggers

Escolha uma formação